Comprometimento Organizacional: revisões de literatura de 2009 a 2019
DOI:
https://doi.org/10.5380/riep.v27i1.77332Palavras-chave:
comportamento organizacional, vínculos organizacionais, revisão sistemática, bibliometria.Resumo
O Comprometimento Organizacional (CO) é um vínculo do indivíduo com a organização, sendo os três componentes mais aceitos desse estado psicológico o afetivo, instrumental e normativo. O construto foi introduzido na literatura há algumas décadas e interessa gestores e acadêmicos, porque está associada a resultados organizacionais desejáveis. Entretanto, apesar da longevidade, ainda existem questões na compreensão do fenômeno e faz-se necessário identificar as lacunas de pesquisa. Assim, o objetivo deste trabalho foi realizar revisão sistemática de literatura das revisões sistemáticas de literatura, meta-nálises e bibliometrias publicadas em português e inglês, entre 2009 e 2019, no portal de periódicos da Capes, em português e inglês. Foram identificados 15 trabalhos, nos quais foi possível verificar a preva-lência das investigações de antecedentes em detrimento dos consequentes, havendo correspondência e congruências entre os achados dos preditores. Os autores dos estudos selecionados apontam limitações na concepção dos elementos constituintes do construto e sua dimensionalidade, o que reflete na medida. Os achados desta revisão indicam que o campo do CO se encontra em um estágio consolidado. Contudo, anseia por novas investigações que respondam aos questionamentos ainda existentes e auxiliem na execução de intervenções práticas nos mais diversos contextos organizacionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.