Efeito do envelhecimento no controle executivo na tarefa de geração aleatória de números
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v10i2.7687Palabras clave:
neuropsicologia, envelhecimento, funções executivasResumen
A diminuição de habilidades relacionadas ao Controle Executivo – CE em idosos tem sido relacionada com o envelhecimento neurobiológico do Sistema Pré-Frontal. Este estudo comparou a pontuação obtida no teste de Geração Aleatória de Números (RNG) por dois grupos: 30 jovens universitários acima de 18 anos e 36 idosos acima de 60 anos. Este último grupo foi dividido de acordo com o critério escolaridade em até 8 anos ou mais de 8 anos. Os resultados mostram que os jovens obtiveram média de 0,344 ± 0,04 no índice do RNG; os idosos com até 8 anos de escolaridade pontuaram 0,432 ± 0,10 e os idosos com 9 anos ou mais alcançaram média 0,393 ± 0,05. A análise estatística destes dados sugere que o desempenho de idosos no teste do RNG (0,420 ± 0,09) foi significativamente pior quando comparado ao desempenho dos jovens (t (64) = -3,9927; p = 0,0001), confirmando que as habilidades de manipulação e de controle inibitório da informação relacionada ao CE estão diminuídas nos idosos, provavelmente devido ao processo natural de envelhecimento do Córtex Frontal.
Palavras-chave: neuropsicologia; envelhecimento; funções executivas.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
