Saúde mental de crianças no Brasil: uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v13i2.7601Palavras-chave:
saúde mental, crianças, revisão de literaturaResumo
O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão abrangente e não sistemática da literatura brasileira sobre o tema da saúde mental na infância, no período de 1995 a 2006. A revisão foi baseada na análise dos resumos encontrados nas bases de dados LILACS e INDEXPSI – Periódicos. Foram utilizados vários descritores visando garantir uma amplitude razoável do panorama das produções. Os resumos foram classificados inicialmente de acordo com as seguintes categorias: tipo de publicação, ano, área da publicação, tipo de produção, abordagem teórica e metodologia. Após, foram submetidos a uma análise de conteúdo, que resultou nas seguintes categorias: causas/antecedentes/fatores de risco, avaliação/diagnóstico, estudo/validação de testes e instrumentos, prevenção, intervenção, farmacoterapia, compreensão neurobiológica/genética, compreensão psicodinâmica/psicossocial, estudo de funções do ego, aspectos familiares/contextuais, co-morbidade, aspectos epidemiológicos e outras. Foram analisados 1102 resumos, sendo computados e categorizados 479, de acordo com os critérios estabelecidos. Houve um predomínio de resumos nos seguintes descritores: “autismo infantil”, seguido por “violência doméstica” e “depressão e crianças”. As categorias com maior frequência de resumos foram: avaliação/diagnóstico, intervenção e compreensão psicodinâmica/psicossocial.
Palavras-chave: saúde mental; crianças; revisão de literatura.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.