Mal-estar docente na escolarização: reflexões a partir do relatório escolar.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v24i2.69029

Palabras clave:

relatório escolar, mal-estar, psicanálise, educação.

Resumen

Compreendendo o mal-estar como consequência dos conflitos inevitáveis entre o individual e o coletivo (Freud, 1930/1995), o presente trabalho tem como proposta contribuir para a investigação do mal-estar e sua expressão em professores. Partindo do entendimento que a expressão do mal-estar se constitui em um crivo de compreensão para o descontentamento frente às exigências da cultura sobre o sujeito, pergunta-se como o mal-estar
se apresenta referido à relação professor-aluno. O estudo surgiu a partir da experiência de um grupo de pesquisa feito em parceria entre as faculdades de Educação da UFRJ e da UFF e também o Instituto de Psiquiatria da UFRJ com o SPIA, Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência, que objetivou questionar como o mal-estar é vivenciado pelos diversos agentes envolvidos no processo educacional. Neste trabalho, especificamente, através de uma análise documental da escrita do relatório escolar, temos como objeto o
discurso de educadores através de 12 relatórios escolares encaminhados aos pais e/ou à saúde mental. O estudo compreende que o mal-estar como ferramenta teórico-conceitual para pensar o relatório, contribui para uma reflexão sobre possíveis atravessamentos subjetivos no cotidiano de educadores e alunos.

Biografía del autor/a

Rafaela Amaral Cunha do Nascimento, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação em Psicologia pela UFRJ. Mestranda pelo programa de Teoria Psicanalítica pela
Universidade Federal do Rio de Janeiro - (PPTP - UFRJ)

Cristiana Carneiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro


Professora Associada da Faculdade de Educação da UFRJ e do Programa de pós-graduação em Psicologia

 Coordenadora do NIPIAC (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e Adolescência Contemporâneas)

Publicado

2020-08-20

Cómo citar

Nascimento, R. A. C. do, & Carneiro, C. (2020). Mal-estar docente na escolarização: reflexões a partir do relatório escolar. Interação Em Psicologia, 24(2). https://doi.org/10.5380/psi.v24i2.69029

Número

Sección

Relatos de Pesquisa