Avaliação das crenças de autoeficácia docente: uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v25i3.68816

Palavras-chave:

autoeficácia, escala, professores.

Resumo

As crenças de autoeficácia docente possuem expressiva importância no contexto educacional, pois influenciam tanto nos aspectos ocupacionais do profissional, quanto na qualidade do ensino ofertado. Objetivou- realizar uma revisão da literatura acerca dos instrumentos utilizados para mensuração das crenças de autoeficácia docente e identificar os construtos relacionados ao estudo desta temática. Das 111 pesquisas recuperadas nas bases PePSIC, SciELO e ERIC foram incluídas na revisão as 20 que se aplicavam aos critérios de elegibilidade. Os resultados evidenciaram uma diversidade de instrumentos tanto nacionais, quanto estrangeiros. A análise indicou um aumento nas pesquisas entre 2009 e 2018, bem como uma preponderância em periódicos voltados para a educação. Houve predomínio de estudos relacionados às crenças de autoeficácia e o uso de tecnologias em sala de aula, educação inclusiva e de saúde do profissional de docência. As implicações dos achados são discutidas, considerando a relevância dos instrumentos psicológicos para avaliação das crenças de autoeficácia docente.

Biografia do Autor

Acácia Aparecida Angeli dos Santos, Universidade São Francisco

Psicóloga. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP, docente da graduação no curso de psicologia e no Programa de Pós-graduação Stricto-sensu em Psicologia, da Universidade São Francisco-SP. Bolsista produtividade do CNPq.

Amanda Lays Monteiro Inácio, Universidade São Francisco

Psicóloga. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu da Universidade Estadual de Londrina. Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu da Universidade São Francisco, São Paulo, Brasil. 

Downloads

Publicado

23-12-2021

Como Citar

Santos, A. A. A. dos, & Inácio, A. L. M. (2021). Avaliação das crenças de autoeficácia docente: uma revisão de literatura. Interação Em Psicologia, 25(3). https://doi.org/10.5380/riep.v25i3.68816

Edição

Seção

Revisões Sistemáticas da Literatura