Explorando variáveis que afetam a adesão e a qualidade da tarefa de descrever competências utilizando guias instrucionais e oficinas de mapeamento
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v23i1.56059Palavras-chave:
mapeamento de competências, administração pública, guia instrucional.Resumo
As competências são o eixo central do modelo de gestão por competências, assim, é essencial que elas sejam bem descritas. Uma boa maneira de realizar isso é solicitando aos próprios colaboradores que descrevam suas competências. Para auxiliar os trabalhadores na descrição das competências, foi elaborado e testado um guia instrucional. O objetivo deste estudo foi: 1) identificar e manipular fatores impactantes na realização da tarefa de descrever competências utilizando um guia instrucional e 2) avaliar a qualidade das competências descritas. Participaram dos estudos 349 servidores componentes de 15 workshops em três órgãos públicos. Ao avaliar o impacto de determinados fatores sobre a adesão ao procedimento de descrever competências, os resultados demonstraram diferenças entre o relato dos servidores e os resultados de uma manipulação experimental. Um exemplo é o fator tempo, indicado pelos servidores como muito impactante sobre a tarefa, mas não confirmado experimentalmente. Os dados não indicaram diferenças significativas entre as competências descritas pelos servidores que apenas participaram dos workshops e servidores que participaram dos workshops e também utilizaram do guia instrucional. Pesquisas subsequentes devem explorar métodos para o aperfeiçoamento de guias e outros instrumentos para impulsionar a participação dos servidores e melhorar a qualidade de competências.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.