Explorando variáveis que afetam a adesão e a qualidade da tarefa de descrever competências utilizando guias instrucionais e oficinas de mapeamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v23i1.56059

Palavras-chave:

mapeamento de competências, administração pública, guia instrucional.

Resumo

As competências são o eixo central do modelo de gestão por competências, assim, é essencial que elas sejam bem descritas. Uma boa maneira de realizar isso é solicitando aos próprios colaboradores que descrevam suas competências. Para auxiliar os trabalhadores na descrição das competências, foi elaborado e testado um guia instrucional. O objetivo deste estudo foi: 1) identificar e manipular fatores impactantes na realização da tarefa de descrever competências utilizando um guia instrucional e 2) avaliar a qualidade das competências descritas. Participaram dos estudos 349 servidores componentes de 15 workshops em três órgãos públicos. Ao avaliar o impacto de determinados fatores sobre a adesão ao procedimento de descrever competências, os resultados demonstraram diferenças entre o relato dos servidores e os resultados de uma manipulação experimental. Um exemplo é o fator tempo, indicado pelos servidores como muito impactante sobre a tarefa, mas não confirmado experimentalmente. Os dados não indicaram diferenças significativas entre as competências descritas pelos servidores que apenas participaram dos workshops e servidores que participaram dos workshops e também utilizaram do guia instrucional. Pesquisas subsequentes devem explorar métodos para o aperfeiçoamento de guias e outros instrumentos para impulsionar a participação dos servidores e melhorar a qualidade de competências.

Biografia do Autor

César Augusto Barth, UFPA - Universidade Federal do Pará

Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento

Camila Carvalho Ramos, Universidade Federal do Pará

Instituto de Ciências Sociais Aplicadas

Romariz da Silva Barros, Universidade Federal do Pará

Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento

Thiago Dias Costa, Universidade Federal do Pará

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

Downloads

Publicado

30-04-2019

Como Citar

Barth, C. A., Ramos, C. C., Barros, R. da S., & Costa, T. D. (2019). Explorando variáveis que afetam a adesão e a qualidade da tarefa de descrever competências utilizando guias instrucionais e oficinas de mapeamento. Interação Em Psicologia, 23(1). https://doi.org/10.5380/psi.v23i1.56059

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa