O psicólogo orientado pelo construcionismo social e o palhaço: aproximações possíveis.
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v24i2.55889Palabras clave:
Palhaço, Psicólogo, Construcionismo SocialResumen
Apoiados na experiência do primeiro autor de formar-se palhaço hospitalar e psicólogo clínico, o presente trabalho se propõe a compreender as relações entre essas duas dimensões sociais. Para tal, foi elaborado um conjunto de descrições teóricas que, aproximadas, deram visibilidade às conexões entre ser palhaço e ser psicólogo que se orienta pelo movimento construcionista social. Essas descrições resgatam os contextos históricos com os quais, tanto a palhaçaria quanto o construcionismo social se inserem. Após a contextualização histórica, é enfatizada a formação de ambos, com ênfase nas posturas que adotam diante das relações. Ademais, foram incluídos na análise trechos dos diários de bordo do percurso de formação do primeiro autor enquanto palhaço que atua no hospital. No diálogo estabelecido, as interseções encontradas realçam que ambos apresentam, na interação com o outro: uma postura curiosa e investigativa; são abertos aos significados compartilhados; mantêm o foco do encontro conversacional para a potência e manifestam interesse genuíno pelas narrativas alternativas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
