Boas práticas científicas: Uma discussão analítico-comportamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v22i1.54143

Palavras-chave:

análise do comportamento, má conduta científica, fidelidade a diretrizes, fraude, legislação em ciência e tecnologia.

Resumo

A publicação de um relatório que contém diretrizes de boas práticas científicas pelo CNPq, em 2011, é considerada um dos marcos da discussão sobre integridade na ciência no Brasil. O objetivo deste trabalho foi discutir tais diretrizes sob enfoque comportamentalista, considerando-as como regras. Embora as regras ofereçam vantagens à aquisição de boas práticas pelos pesquisadores, o ensino da moralidade não deveria se restringir à exposição desses profissionais a essas diretrizes, mas oferecer condições para que eles fiquem sensíveis a diferentes questões éticas que podem surgir no contexto de produção de conhecimento científico. A análise do documento publicado pelo CNPq mostra, ainda, que as consequências atreladas às más e às boas práticas em ciências são tardias e inespecíficas. Por outro lado, a literatura consultada correlaciona a fraude na ciência às exigências de produtividade científica: em alguns casos, as más condutas parecem permitir a adaptação do pesquisador às exigências de produtividade. Além disso, consequências associadas às contingências de produtividade acadêmica são mais imediatas podendo, portanto, exercer maior controle sobre o comportamento do cientista. A discussão sobre a fraude científica, nesse sentido, implica considerar as atuais contingências acadêmicas.

Biografia do Autor

Taísa Scarpin Guazi, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente, é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da UNESP-Bauru.

Downloads

Publicado

01-04-2018

Como Citar

Guazi, T. S., Laurenti, C., & Carrra, K. (2018). Boas práticas científicas: Uma discussão analítico-comportamental. Interação Em Psicologia, 22(1). https://doi.org/10.5380/psi.v22i1.54143

Edição

Seção

Estudos Teóricos ou Históricos