Avaliação de sequências de treino para formação de classes de estímulos equivalentes com função comportamental específica

Autores/as

  • Camila Maria Silveira Colodetti Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Tereza Maria de Azevedo Pires Sério Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v21i3.49511

Palabras clave:

equivalência de estímulos, equivalência funcional, sequência de treino

Resumen

O objetivo foi avaliar os resultados produzidos por sequências de treino para formação de classes de estímulos equivalentes, com função comportamental específica, que se diferem especialmente com relação ao primeiro treino realizado, a saber, discriminação simples ou condicional. Participaram da pesquisa 32 estudantes universitários. Metade deles foi submetida a uma sequência específica de treino que se iniciava com discriminação simples, e a outra metade foi submetida à outra sequência que se iniciava com discriminação condicional. Ambos os grupos passaram pelos dois procedimentos e pela reavaliação do desempenho nos testes das relações emergentes ou discriminação simples. Os resultados mostraram que iniciar o treino com a discriminação simples facilitou o desempenho dos participantes na discriminação condicional, assim como a discriminação condicional também facilitou o desempenho na discriminação simples. Por outro lado, os dados de reavaliação dos testes de equivalência indicaram que, para os participantes que não haviam atingido o critério na primeira aplicação desses testes, o treino em discriminação simples subsequente não gerou aumento nas porcentagens de acerto na reavaliação das relações emergentes.

 

Biografía del autor/a

Camila Maria Silveira Colodetti, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Psicologia pela PUC-MG, mestrado e doutorado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela PUC-SP. Foi orientanda da Profª Tereza Maria de Azevedo Pires Sériono mestrado e da profª Nilza Micheletto no doutorado. É diretora da empresa Envolve - Intervenção em ABA onde atua como supervisora em análise do comportamento na intervenção com crianças autistas. Áreas de interesse: comportamento verbal, equivalência de estímulos, análise aplicada do comportamento em intervenção com crianças autistas.

Tereza Maria de Azevedo Pires Sério, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1973), mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1983) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990). Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Análise do Comportamento, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do comportamento, behaviorismo radical, variabilidade comportamental,controle de estímulos, operações motivativas.

Obs.: in memorian.

Publicado

2017-12-02

Cómo citar

Silveira Colodetti, C. M., & Sério, T. M. de A. P. (2017). Avaliação de sequências de treino para formação de classes de estímulos equivalentes com função comportamental específica. Interação Em Psicologia, 21(3). https://doi.org/10.5380/psi.v21i3.49511

Número

Sección

Relatos de Pesquisa