Desenvolvimento de crianças sob influência dos contextos sociais e da religiosidade.
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v21i1.46448Palavras-chave:
desenvolvimento infantil, crianças em idade escolar, ambientes sociais, religião.Resumo
O artigo analisa a partir da psicologia psicodinâmica e da antropologia social o desenvolvimento
de crianças sob influência dos contextos sociais e da religiosidade para compreender
como o contexto ambiental e o apoio emocional influenciam no desenvolvimento. Trata-se de
um estudo qualitativo que utiliza entrevistas semiestruturadas, observações e diário de campo.
Participaram cinco crianças, com idades de cinco a seis anos, pais, cuidadores e professores.
Os resultados foram sistematizados pela análise de conteúdo e apontaram uma
circulação atravessada pela violência do bairro e influência religiosa das famílias na sociabilidade
das crianças. Conclui-se que a circunstância do contexto social, que gerou medo e insegurança
nos pais das crianças, e a prática religiosa dos cuidadores incidiram de modo
significante no desenvolvimento emocional.
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