Desenvolvimento de crianças sob influência dos contextos sociais e da religiosidade.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v21i1.46448

Palavras-chave:

desenvolvimento infantil, crianças em idade escolar, ambientes sociais, religião.

Resumo

O artigo analisa a partir da psicologia psicodinâmica e da antropologia social o desenvolvimento
de crianças sob influência dos contextos sociais e da religiosidade para compreender
como o contexto ambiental e o apoio emocional influenciam no desenvolvimento. Trata-se de
um estudo qualitativo que utiliza entrevistas semiestruturadas, observações e diário de campo.
Participaram cinco crianças, com idades de cinco a seis anos, pais, cuidadores e professores.
Os resultados foram sistematizados pela análise de conteúdo e apontaram uma
circulação atravessada pela violência do bairro e influência religiosa das famílias na sociabilidade
das crianças. Conclui-se que a circunstância do contexto social, que gerou medo e insegurança
nos pais das crianças, e a prática religiosa dos cuidadores incidiram de modo
significante no desenvolvimento emocional.

Biografia do Autor

Lesly Vicenzi Oliveira, Universidade Católica de Brasília

Psicóloga, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Pará, Doutoranda em Psicologia na Universidade Católica de Brasília. Integrante do Laboratório de Desenvolvimento e Saúde (LADS/UFPA/PPGP) e do Laboratório de Estudos Complexos (LEPSCOM/UCB).

Janari da Silva Pedroso, Universidade Federal do Pará

Psicólogo. Doutor em Ciências: Desenvolvimento Socioambiental (Universidade Federal do Pará-UFPA/NAEA). Pós-Doutorado em Psicologia (Universidade Católica de Brasília). Professor Associado 2 da Faculdade de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia – PPGP/FAPSI/UFPA. Coordena o Laboratório de Desenvolvimento e Saúde – LADS/UFPA. Membro do GT da ANPEPP: “Família, Processos de Desenvolvimento e Promoção da Saúde”. Pesquisador CNPq.

Downloads

Publicado

11-07-2017

Como Citar

Oliveira, L. V., & Pedroso, J. da S. (2017). Desenvolvimento de crianças sob influência dos contextos sociais e da religiosidade. Interação Em Psicologia, 21(1). https://doi.org/10.5380/psi.v21i1.46448

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa