Revisão Sistemática de Pesquisas sobre Eficácia Coletiva Docente
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v20i2.36072Palavras-chave:
crenças de eficácia coletiva docente, revisão sistemática, contexto escolarResumo
A eficácia coletiva docente é a percepção compartilhada pelos professores sobre a capacidade do corpo
docentede organizar e executar ações necessárias a um efeito positivo no desempenho acadêmico dos
alunos. Este artigo tem o objetivo de construir um panorama das pesquisas sobre eficácia coletiva de
professores, analisando seus principais resultados. Para tanto, foram realizadas buscas de artigos
publicados entre 2000 e 201 3, na base de dados Portal de Periódicos Capes. Os resultados indicam que a
eficácia coletiva de professores está diretamente relacionada ao desempenho acadêmico dos alunos.
Notou-se ainda que outras variáveis podem influenciar as crenças coletivas, tais como a autoeficácia e a
situação socioeconômicada escola.
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