Revisão Sistemática de Pesquisas sobre Eficácia Coletiva Docente

Autores

  • Maély Holanda Ramos Universidade Federal do Pará
  • Fernando Augusto Pontes
  • Simone Souza Silva
  • Ana Patrícia Fernandez
  • Karla Nina

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v20i2.36072

Palavras-chave:

crenças de eficácia coletiva docente, revisão sistemática, contexto escolar

Resumo

A eficácia coletiva docente é a percepção compartilhada pelos professores sobre a capacidade do corpo
docentede organizar e executar ações necessárias a um efeito positivo no desempenho acadêmico dos
alunos. Este artigo tem o objetivo de construir um panorama das pesquisas sobre eficácia coletiva de
professores, analisando seus principais resultados. Para tanto, foram realizadas buscas de artigos
publicados entre 2000 e 201 3, na base de dados Portal de Periódicos Capes. Os resultados indicam que a
eficácia coletiva de professores está diretamente relacionada ao desempenho acadêmico dos alunos.
Notou-se ainda que outras variáveis podem influenciar as crenças coletivas, tais como a autoeficácia e a
situação socioeconômicada escola.

Downloads

Publicado

22-12-2016

Como Citar

Ramos, M. H., Pontes, F. A., Silva, S. S., Fernandez, A. P., & Nina, K. (2016). Revisão Sistemática de Pesquisas sobre Eficácia Coletiva Docente. Interação Em Psicologia, 20(2). https://doi.org/10.5380/psi.v20i2.36072

Edição

Seção

Revisões Sistemáticas da Literatura