Open Journal Systems

Revisão Sistemática de Pesquisas sobre Eficácia Coletiva Docente

Maély Holanda Ramos, Fernando Augusto Pontes, Simone Souza Silva, Ana Patrícia Fernandez, Karla Nina

Resumo


A eficácia coletiva docente é a percepção compartilhada pelos professores sobre a capacidade do corpo
docentede organizar e executar ações necessárias a um efeito positivo no desempenho acadêmico dos
alunos. Este artigo tem o objetivo de construir um panorama das pesquisas sobre eficácia coletiva de
professores, analisando seus principais resultados. Para tanto, foram realizadas buscas de artigos
publicados entre 2000 e 201 3, na base de dados Portal de Periódicos Capes. Os resultados indicam que a
eficácia coletiva de professores está diretamente relacionada ao desempenho acadêmico dos alunos.
Notou-se ainda que outras variáveis podem influenciar as crenças coletivas, tais como a autoeficácia e a
situação socioeconômicada escola.


Palavras-chave


crenças de eficácia coletiva docente, revisão sistemática, contexto escolar

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/psi.v20i2.36072