Intervenções para o Fenômeno Bullying na Infância: Uma Revisão Sistemática da Literatura

Autores

  • Juliana da Rosa Pureza Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Angela Helena Marin Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v20i3.34995

Palavras-chave:

bullying, intervenção, infância.

Resumo

O bullying está associado a consequências negativas para o desenvolvimento infantil. Encontra-se na
literatura estudos recentes propondo intervenções para o manejo do bullying. Este estudo teve como
objetivo apresentar uma revisão sistemática da literatura de 2002 a 201 2 sobre intervenções para o
bullying na infância, que resultou em 1 9 artigos científicos. Dois juízes analisaram o objetivo, a
abordagem teórica, a temática e os aspectos metodológicos das intervenções. A maioria objetivou a
diminuição dos índices de bullying, ocorreu na escola, em grupo, envolvendo toda a escola. Constatou-se
diversidade de instrumentos de avaliação, e dificuldades em identificar modelos teóricos das
intervenções, além de nenhum estudo realizado com crianças pré-escolares. São sugeridas possibilidades
de pesquisas futuras acerca de intervenções para o bullying.

Biografia do Autor

Juliana da Rosa Pureza, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Angela Helena Marin, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Carolina Saraiva de Macedo Lisboa, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

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Publicado

23-01-2017

Como Citar

Pureza, J. da R., Marin, A. H., & Lisboa, C. S. de M. (2017). Intervenções para o Fenômeno Bullying na Infância: Uma Revisão Sistemática da Literatura. Interação Em Psicologia, 20(3). https://doi.org/10.5380/psi.v20i3.34995

Edição

Seção

Revisões Sistemáticas da Literatura