Intervenções para o Fenômeno Bullying na Infância: Uma Revisão Sistemática da Literatura

Juliana da Rosa Pureza, Angela Helena Marin, Carolina Saraiva de Macedo Lisboa

Resumo


O bullying está associado a consequências negativas para o desenvolvimento infantil. Encontra-se na
literatura estudos recentes propondo intervenções para o manejo do bullying. Este estudo teve como
objetivo apresentar uma revisão sistemática da literatura de 2002 a 201 2 sobre intervenções para o
bullying na infância, que resultou em 1 9 artigos científicos. Dois juízes analisaram o objetivo, a
abordagem teórica, a temática e os aspectos metodológicos das intervenções. A maioria objetivou a
diminuição dos índices de bullying, ocorreu na escola, em grupo, envolvendo toda a escola. Constatou-se
diversidade de instrumentos de avaliação, e dificuldades em identificar modelos teóricos das
intervenções, além de nenhum estudo realizado com crianças pré-escolares. São sugeridas possibilidades
de pesquisas futuras acerca de intervenções para o bullying.


Palavras-chave


bullying; intervenção; infância.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/psi.v20i3.34995

Direitos autorais 2017 Juliana da Rosa Pureza, Angela Helena Marin, Carolina Saraiva de Macedo Lisboa

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