Aprendizagem de Relações Auditivo-Visuais por Meio de Tentativas de Exclusão

Autores/as

  • Luiza Costa Langsdorff Universidade Federal de Sâo Carlos
  • Andréia Schmidt Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto
  • Camila Domeniconi Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v19i1.33978

Palabras clave:

aprendizagem, relações auditivo-visuais, tentativas de exclusão

Resumen

O responder por exclusão é um fenômeno extremamente robusto e previsível, o que indica que tentativas de exclusão podem constituir importante tecnologia de ensino de novas relações por permitirem a aprendizagem sem erros. Não obstante, a literatura não esclarece o número de tentativas de exclusão necessário para a aprendizagem de relações auditivo-visuais. O presente estudo, conduzido com oito crianças com desenvolvimento típico e idades entre 5 e 9 anos, buscou investigar, a partir de um conjunto específico de procedimentos, o número de tentativas de exclusão necessário para a aprendizagem de relações auditivo-visuais. Os resultados de aprendizagem se concentraram no número mínimo de tentativas previsto pelo procedimento (duas), o que indica que os procedimentos utilizados podem constituir importante tecnologia de ensino.

Publicado

2016-08-29

Cómo citar

Langsdorff, L. C., Schmidt, A., & Domeniconi, C. (2016). Aprendizagem de Relações Auditivo-Visuais por Meio de Tentativas de Exclusão. Interação Em Psicologia, 19(1). https://doi.org/10.5380/psi.v19i1.33978

Número

Sección

Relatos de Pesquisa