O Role-Playing Entre Surdos: Discurso e Cognição

Autores/as

Palabras clave:

Role-playing, surdez, discurso, enação

Resumen

O role-playing é um tipo de atividade que tem inúmeros propósitos, dentre os quais a prática de
estratégias militares e a formação de competências nas mais diversas áreas, como medicina, direito,
administração, etc. Este relato de pesquisa tem por objetivo analisar a relação entre discurso e cognição
de surdos quando estes realizavam esse tipo de atividade. O corpus foi obtido a partir da filmagem de
uma atividade realizada por surdos. A turma era composta por seis estudantes que estavam realizando um
jogo de role-playing. Considerando o fenômeno linguagem em sua amplitude, pôde-se verificar que o
campo metafórico da situação lúdica fornece mais que uma estilística do jogar. O que se percebeu foi que
no próprio jogo subjazem metáforas, ordenadas por regras.

Biografía del autor/a

Hamilton Viana Chaves, UNIFOR

Doutor em Educação, Mestre em Psicologia. Professor do curso de Psicologia da UNIFOR.

Osterne Nonato Maia Filho, UNIFOR/UECE

Doutor e Mestre em Educação, Graduado em Psicologia. Professor do curso de Psicologia da UNIFOR e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE.

Armando Sérgio Emerenciano de Melo, UNIFOR

Mestre em Psicologia. Graduado em Psicologia. Professor do curso de Psicologia da UNIFOR.

Publicado

2016-12-15

Cómo citar

Chaves, H. V., Maia Filho, O. N., & Melo, A. S. E. de. (2016). O Role-Playing Entre Surdos: Discurso e Cognição. Interação Em Psicologia, 20(1). Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/psicologia/article/view/33691

Número

Sección

Relatos de Pesquisa