Formação e atuação do psicólogo para o tratamento em saúde e em organizações de atendimento à saúde
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v5i1.3319Palavras-chave:
formação do psicólogo, trabalho em saúde, trabalho em organizações de saúde, ensino de PsicologiaResumo
O exame da qualidade da preparação dos profissionais psicólogos para lidar com as variáveis relacionada ao fenômeno saúde, permite identificar concepções fundamentais que interferem no tipo de atuação desse profissional. Conceituar saúde como fenômeno multideterminado, clarificar o objeto de estudo da Psicologia e de intervenção do psicólogo são requisito que alteram significativamente o fazer profissional caracterizado, em grande parte, pela atividade clínica, para uma atuação ampliada do ponto de vista dos objetivos, dos tipos de problemas com que lida, dos procedimentos, do tipo de clientela e dos níveis de atuação. Conhecer as variáveis que viabilizam atuações profissionais mais eficazes e ensinar formas de realizar intervenções desse tipo é um desafio importante e urgente para os que investigam a Psicologia como área de conhecimento e para os que capacitam profissionais a intervir nos problemas sociais.
Palavras-chave: formação do psicólogo, trabalho em saúde, trabalho em organizações de saúde, ensino de Psicologia.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
