Emoções e sentimentos no processo de aprendizagem: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v6i2.3309Palavras-chave:
dificuldade de aprendizagem, emoção, sentimento, identidade, perspectiva histórico-culturalResumo
Este trabalho apresenta o estudo de caso de uma jovem com histórico de dificuldades de aprendizagem. Buscou-se, na narrativa registrada nos relatórios de cinco anos de sessões em terapia numa Clínica Escola, analisar os núcleos de significação de reconstrução da identidade que a jovem fez na sua história de vida. A análise e sua interpretação mostraram que a essência da identidade de Mara foi constituída através dos significados atribuídos nas inter-relações com as pessoas mediadoras de suas atividades. A narrativa das emoções e sentimentos vividos e expressos é indicadora e constitutiva da identidade singular de Mara, entremeada por dificuldades e condições desfavoráveis para a aprendizagem. O caso demonstra que as limitações mediadas pelos fatores sociais e psicológicos foram decisivas para a história do seu desenvolvimento cultural.
Palavras-chave: dificuldade de aprendizagem; emoção; sentimento; identidade; perspectiva histórico-cultural.
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