Emoções e sentimentos no processo de aprendizagem: um estudo de caso

Autores

  • Denise de Camargo

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v6i2.3309

Palavras-chave:

dificuldade de aprendizagem, emoção, sentimento, identidade, perspectiva histórico-cultural

Resumo

Este trabalho apresenta o estudo de caso de uma jovem com histórico de dificuldades de  aprendizagem. Buscou-se, na narrativa registrada nos relatórios de cinco anos de sessões em terapia  numa Clínica Escola, analisar os núcleos de significação de reconstrução da identidade que a jovem  fez na sua história de vida. A análise e sua interpretação mostraram que a essência da identidade de  Mara foi constituída através dos significados atribuídos nas inter-relações com as pessoas mediadoras  de suas atividades. A narrativa das emoções e sentimentos vividos e expressos é indicadora e  constitutiva da identidade singular de Mara, entremeada por dificuldades e condições desfavoráveis  para a aprendizagem. O caso demonstra que as limitações mediadas pelos fatores sociais e  psicológicos foram decisivas para a história do seu desenvolvimento cultural.

Palavras-chave: dificuldade de aprendizagem; emoção; sentimento; identidade; perspectiva histórico-cultural.

 

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Como Citar

de Camargo, D. (2002). Emoções e sentimentos no processo de aprendizagem: um estudo de caso. Interação Em Psicologia, 6(2). https://doi.org/10.5380/psi.v6i2.3309

Edição

Seção

Artigos