A coerção em sala de aula: decorrências de seu uso pelo professor na produção do fracasso escolar
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v6i2.3306Palavras-chave:
fracasso escolar, coerção em sala de aula, interação professor-alunoResumo
O presente trabalho relata o resultado de um conjunto de observações diretas realizadas em três turmas do ensino fundamental de uma escola da rede pública. O objetivo principal foi estudar o comportamento de coerção dos professores em relação a alunos com história de fracasso escolar e alunos sem esse histórico. O procedimento de coleta de dados utilizado foi a observação direta dos comportamentos em sala de aula, com registro de categorias por intervalo de tempo. Os resultados obtidos confirmam a utilização diferenciada da coerção com alunos com história de fracasso escolar. Por outro lado, a estimulação positiva favorece os alunos sem história de fracasso escolar. Foi verificado, também, que a coerção é utilizada indiscriminadamente tanto com comportamentos acadêmicos, como em relação aos não-acadêmicos. Discute-se o uso diferenciado de contingências coercitivas e reforçadoras em relação aos alunos com e sem história de fracasso escolar e seus efeitos nos comportamentos acadêmicos e não-acadêmicos de ambos os grupos de alunos.
Palavras-chave: fracasso escolar; coerção em sala de aula; interação professor-aluno.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.