Dificuldades de aprendizagem em escrita e compreensão em leitura
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v6i2.3303Palabras clave:
dificuldade de aprendizagem na escrita, compreensão de leitura, séries iniciais do ensino fundamentalResumen
Este trabalho teve como objetivo investigar a compreensão da leitura de crianças com dificuldade de aprendizagem escrita, em relação ao gênero e idade. Os participantes foram 194 alunos de 2ª e 3ª séries de uma escola pública de periferia de Poços de Caldas. Os alunos foram categorizados por níveis de dificuldade de aprendizagem em escrita segundo o instrumento Adape. A compreensão da leitura foi avaliada por dois textos em cloze, com diferentes quantidades de omissões. Os resultados mostraram que na segunda e terceira séries os erros na compreensão da leitura aumentavam em razão da dificuldade de aprendizagem da escrita e que os mais velhos apresentavam mais erros do que os mais novos, sendo que o gênero não indicou relações significativas. As tendências dos alunos de 2ª e 3ª séries foram similares, com a diferença de que na terceira série eles podem estar apresentando automatismo dos erros.
Palavras-chave: dificuldade de aprendizagem na escrita; compreensão de leitura; séries iniciais do ensino fundamental.
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