Habilidades sociais de estudantes universitários: identificação de situações sociais significativas

Autores

  • Marina Bandeira
  • Maria Amélia Césari Quaglia

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v9i1.3285

Palavras-chave:

habilidades sociais, estudantes universitários, formação profissional

Resumo

Foram identificadas as situações sociais consideradas como desagradáveis e agradáveis, envolvendo interlocutores conhecidos, desconhecidos e familiares, por uma amostra de 40 estudantes universitários de Ciências Humanas e Exatas, através de um questionário de questões abertas. Os resultados mostraram que os estudantes citaram espontaneamente 93 situações sociais desagradáveis e 82 agradáveis, que foram classificadas em 21 categorias. Sete categorias se superpunham, sendo classificadas como desagradáveis por alguns sujeitos e como agradáveis por outros. Dez categorias foram exclusivamente desagradáveis, contendo 66 situações. Quatro categorias foram exclusivamente agradáveis, com 32 situações. A categoria mais citada de situações desagradáveis foi a de “expressar insatisfação e/ou solicitar mudança de comportamento”. A categoria mais citada de situações sociais agradáveis foi a de “participar de situações sociais de diversão e passeios”. Os resultados confirmam dados da literatura da área e serão utilizados para a construção de um instrumento de medida das habilidades sociais através de desempenho de papéis.

Palavras-chave: habilidades sociais; estudantes universitários; formação profissional.

 

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Publicado

13-10-2005

Como Citar

Bandeira, M., & Quaglia, M. A. C. (2005). Habilidades sociais de estudantes universitários: identificação de situações sociais significativas. Interação Em Psicologia, 9(1). https://doi.org/10.5380/psi.v9i1.3285

Edição

Seção

Artigos