Ruptures des liens familiaux et processus de socialisation de l'enfant
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v7i2.3228Palavras-chave:
attachement, rupture des liens familiaux, socialization de l’enfantResumo
Les auteurs rappèlent l‘importance du contexte socio-familial dans le développement de l‘enfant, puisque l’absence d’une structure familiale suffisamment contenante, fondée sur la constitution des liens d’attachement suffisamment solides, peut entraîner une certaine vulnérabilité dans le développement des fonctions de socialisation. L’affaiblissement ou les “ruptures“ des liens familiaux peuvent ainsi favoriser l’émergence de certaines difficultés psychopathologiques chez l’enfant. Les modalités d’attachement précoce de l’enfant mises en rapport avec ces fonctions peuvent configurer des formes particulières, sinon spécifiques de comportement social. Les auteurs proposent un modèle croisé de ces deux groupe de facteurs que les intervenants doivent prendre en considération pour entreprendre des mesures thérapeutiques avec ces enfants en “rupture“ des liens familiaux.
Most-clés: Attachement; rupture des liens familiaux; socialization de l’enfant.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.