Avaliação do estresse e das habilidades sociais na experiência acadêmica de estudantes de medicina de uma universidade do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v7i2.3222Palavras-chave:
estresse em estudantes de medicina, habilidades sociais, estresse acadêmicoResumo
Estudos realizados em vários países indicam que estudantes de medicina estão expostos durante sua formação acadêmica a diversas situações geradoras de estresse. O despreparo do estudante para lidar com estas situações pode trazer repercussões importantes em seu desempenho acadêmico, em sua saúde e em seu bem-estar psicossocial. Além disso, pesquisas têm mostrado que deficiências em habilidades sociais podem contribuir para o desenvolvimento do estresse. Este estudo avaliou as fontes de estresse existentes no curso de medicina, assim como a relação entre os níveis de estresse e de habilidades sociais nos estudantes. A amostra constituiu-se de 178 alunos (105 mulheres e 73 homens) do primeiro ao sexto ano de medicina. O questionário para avaliação de estressores, o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL) e o Inventário de Habilidades Sociais (IHS) revelaram 7 fontes de estresse mais apontadas pelos estudantes. Além disso, a maioria dos alunos encontra-se na fase de resistência ao estresse. Deficiências em habilidades sociais estão relacionadas ao estresse nesta população, sendo mais um fator somado às outras fontes estressoras. Conclui-se que a experiência acadêmica dessa amostra favorece o estresse e que níveis mais baixos de habilidades sociais estão relacionados à presença de estresse. Os dados obtidos neste estudo podem ser utilizados na elaboração de projetos de apoio psicológico para estudantes de medicina, bem como na melhoria do desenvolvimento acadêmico dos mesmos. Sugere-se que esta pesquisa seja replicada em outras faculdades de medicina para possibilitar uma comparação entre os resultados obtidos, os quais poderão confirmar, ampliar ou mesmo refutar os achados deste estudo.
Palavras-chave: Estresse em estudantes de medicina; habilidades sociais; estresse acadêmico.
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