Uma Medida da Percepção Pessoal da Comunicação Grupal sobre Objetos Sociais
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v19i3.32003Palavras-chave:
comunicação interpessoal, construção do teste, representação socialResumo
O objetivo deste estudo foi construir uma medida da comunicação grupal sobre objetos sociais.
Elaborou-se um instrumento e buscaram-se, para duas temáticas, evidências de validade. Participaram
803 estudantes universitários. Para ambos os temas, o instrumento mostrou-se adequado à estrutura
teórica de três fatores: frequência da comunicação; importância da opinião do grupo; semelhança de
opinião com o grupo. Além de apresentar índices satisfatórios de precisão, o instrumento discriminou
participantes com alta e baixa identificação pessoal com o objeto social. Considera-se a medida
adequada a aferir a comunicação grupal e passível de adaptação para outros grupos e objetos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.