Habilidades Sociais e Vivência Acadêmica de Estudantes Universitários
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v19i2.31663Palavras-chave:
habilidades sociais, universitários, vivência acadêmicaResumo
O estudo objetivou caracterizar os universitários quanto ao repertório de habilidades sociais e à
vivência acadêmica, examinando a correlação entre tais variáveis e comparando as diferenças por
gênero e curso. Participaram 202 alunos de Informática e Psicologia, com idades entre 16 e 49 anos
(M = 22,84; DP = 5,92), sendo 75,6% (n = 146) homens, que responderam ao Questionário de
Vivência Acadêmica – reduzido, Escala de Avaliação da Vida Acadêmica e Inventário de Habilidades
Sociais. Os resultados indicaram percepção moderada da vivência acadêmica e do repertório de
habilidades sociais e correlações de baixa magnitude entre essas variáveis. Diferenças entre os cursos
e entre os sexos foram identificadas. Os achados são discutidos com base na literatura e novas
pesquisas são sugeridas.
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