Inclusão no trabalho: A vivência de pessoas com deficiência intelectual

Autores/as

  • Nara Liana Pereira-Silva Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Adelaine Vianna Furtado Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v16i1.23012

Palabras clave:

inclusão no trabalho, deficiência intelectual, educação especial, profissionalização

Resumen

 

 

O trabalho constitui um dos principais contextos de desenvolvimento dos jovens/adultos com deficiência. O presente relato apresenta a experiência de pessoas com deficiência intelectual sobre sua inclusão no trabalho. Realizaram-se entrevistas com quatro aprendizes com diagnóstico de deficiência intelectual e experiência ocupacional no comércio. Os resultados apontam que o insucesso na inclusão destes jovens/adultos se deveu tanto pela falta de preparação profissional, questões pessoais e socioemocionais, como pela dificuldade das empresas em receber as pessoas com deficiência. O estreitamento do vínculo entre a instituição profissionalizante e as empresas é de suma importância para o sucesso da inclusão, dentre outros fatores.

Palavras-chave: inclusão no trabalho; deficiência intelectual; educação especial; profissionalização.

 

 

Biografía del autor/a

Nara Liana Pereira-Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora

Docente do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Adelaine Vianna Furtado, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFJF.

Cómo citar

Pereira-Silva, N. L., & Furtado, A. V. (2012). Inclusão no trabalho: A vivência de pessoas com deficiência intelectual. Interação Em Psicologia, 16(1). https://doi.org/10.5380/psi.v16i1.23012

Número

Sección

Artigos