Professores de arquitetura diante da questão do desenvolvimento humano e da inclusão social das pessoas com deficiência
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v16i1.19674Palavras-chave:
psicologia, acessibilidade, deficiência, ensino, arquiteturaResumo
A Psicologia Histórico-Cultural entende que o indivíduo se apropria da cultura e se desenvolve pelas interações sociais. O arquiteto atua indiretamente sobre o desenvolvimento humano, produzindo espaços que possibilitam variados níveis de interação entre os indivíduos. Para responder se os cursos de graduação brasileiros em Arquitetura formam profissionais que favoreçam a inclusão social das pessoas com deficiência, esta pesquisa investigou a concepção de professores de um curso público de Arquitetura sobre temas relacionados à problemática. Os relatos obtidos em entrevistas foram submetidos à análise de conteúdo categorial. Nos resultados, com exceção da concepção de Arquitetura, entendida como área do conhecimento que traz ganhos à vida humana, predominaram concepções pouco reflexivas e mais técnicas.
Palavras-chave: psicologia; acessibilidade; deficiência; ensino; arquitetura.
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