Professores de arquitetura diante da questão do desenvolvimento humano e da inclusão social das pessoas com deficiência

Autores

  • Raquel Mazo Unesp-Bauru
  • Lúcia Pereira Leite Unesp- Bauru

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v16i1.19674

Palavras-chave:

psicologia, acessibilidade, deficiência, ensino, arquitetura

Resumo

 

 

A Psicologia Histórico-Cultural entende que o indivíduo se apropria da cultura e se desenvolve pelas interações sociais. O arquiteto atua indiretamente sobre o desenvolvimento humano, produzindo espaços que possibilitam variados níveis de interação entre os indivíduos. Para responder se os cursos de graduação brasileiros em Arquitetura formam profissionais que favoreçam a inclusão social das pessoas com deficiência, esta pesquisa investigou a concepção de professores de um curso público de Arquitetura sobre temas relacionados à problemática. Os relatos obtidos em entrevistas foram submetidos à análise de conteúdo categorial. Nos resultados, com exceção da concepção de Arquitetura, entendida como área do conhecimento que traz ganhos à vida humana, predominaram concepções pouco reflexivas e mais técnicas.

Palavras-chave: psicologia; acessibilidade; deficiência; ensino; arquitetura.

 

 

Biografia do Autor

Raquel Mazo, Unesp-Bauru

Arquiteta, Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Universidade Estadual Paulista, Unesp, Campus de Bauru/SP.

Lúcia Pereira Leite, Unesp- Bauru

Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem e do Departamento de Psicologia, Universidade Estadual Paulista, Unesp, Campus de Bauru/SP.

Downloads

Como Citar

Mazo, R., & Leite, L. P. (2012). Professores de arquitetura diante da questão do desenvolvimento humano e da inclusão social das pessoas com deficiência. Interação Em Psicologia, 16(1). https://doi.org/10.5380/psi.v16i1.19674

Edição

Seção

Artigos