Eventos estressores no contexto acadêmico: uma breve revisão da literatura brasileira

Autores

  • Marucia Patta Bardagi UFRGS
  • Claudio Simon Hutz UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v15i1.17085

Palavras-chave:

eventos estressores, estudantes universitários, coping

Resumo

Os estudos sobre percepção de estressores e estratégias de enfrentamento no contexto do trabalho apontam o impacto negativo destes sobre o desempenho e o bem-estar psicológico. Entretanto, há poucas pesquisas sobre o tema no período universitário. Este estudo realizou uma revisão da literatura sobre estresse e coping no contexto acadêmico para identificar as contribuições dos estudos na compreensão das trajetórias acadêmicas e para a criação de intervenções preventivas aos problemas percebidos pelos estudantes. Nos estudos encontrados, houve predomínio de pesquisas na área da saúde, diversidade de eventos percebidos como estressores pelos alunos, e uso de estratégias mais focadas na emoção. Os resultados indicam a importância da ampliação de pesquisas na área e da avaliação dos contextos específicos de formação.

 

Palavras-chave: eventos estressores; estudantes universitários; coping.

 

Biografia do Autor

Marucia Patta Bardagi, UFRGS

Psicóloga, doutora em psicologia pela UFRGS. Bolsista de pós-doutorado pelo Cnpq, atua nas áreas de desenvolvimento vocacional e de carreira, psicologia organizacional e do trabalho e avaliação psicológica.

Claudio Simon Hutz, UFRGS

psicólogo, doutor em psicologia (Universidade de Iowa) e professor titular do curso de psicologia da UFRGS. Ex-presidente do IBAP.

Downloads

Publicado

01-10-2011

Como Citar

Bardagi, M. P., & Hutz, C. S. (2011). Eventos estressores no contexto acadêmico: uma breve revisão da literatura brasileira. Interação Em Psicologia, 15(1). https://doi.org/10.5380/psi.v15i1.17085

Edição

Seção

Artigos