Eventos estressores no contexto acadêmico: uma breve revisão da literatura brasileira
Resumo
Os estudos sobre percepção de estressores e estratégias de enfrentamento no contexto do trabalho apontam o impacto negativo destes sobre o desempenho e o bem-estar psicológico. Entretanto, há poucas pesquisas sobre o tema no período universitário. Este estudo realizou uma revisão da literatura sobre estresse e coping no contexto acadêmico para identificar as contribuições dos estudos na compreensão das trajetórias acadêmicas e para a criação de intervenções preventivas aos problemas percebidos pelos estudantes. Nos estudos encontrados, houve predomínio de pesquisas na área da saúde, diversidade de eventos percebidos como estressores pelos alunos, e uso de estratégias mais focadas na emoção. Os resultados indicam a importância da ampliação de pesquisas na área e da avaliação dos contextos específicos de formação.
Palavras-chave: eventos estressores; estudantes universitários; coping.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/psi.v15i1.17085
Direitos autorais