Estudo das propriedades psicométricas do Teste de Memória de Reconhecimento – TEM-R
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v16i1.16855Palavras-chave:
memória, testes psicológicos, psicometria, validade, precisãoResumo
O objetivo foi verificar as qualidades psicométricas do Teste de Memória de Reconhecimento (TEM-R). Num primeiro momento, uma versão inicial do TEM-R foi aplicada em 137 estudantes universitários. Verificou-se que dos 64 itens iniciais, 15 não apresentaram nenhuma frequência de resposta. Com base nisso, procedeu-se a uma reconfiguração do instrumento, fixando o número de 49 itens. Uma nova aplicação foi realizada, participando 531 estudantes universitários. Os resultados da estrutura interna mostraram uma adequação ao modelo Rasch, a não existência de vieses nos itens por meio da análise do funcionamento diferencial dos itens, e uma estrutura fatorial adequada. Foram observados índices de precisão satisfatórios. Dessa forma, o TEM-R apresentou propriedades psicométricas adequadas para sua utilização na realidade brasileira.
Palavras-chave: memória; testes psicológicos; psicometria; validade; precisão.
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