Efeitos de histórias de reforço social sobre o seguir regras

Autores

  • Luiz Carlos de Albuquerque Universidade Federal do Pará
  • Gilsany Leão Matsuo Universidade Federal do Pará
  • Carla Cristina Paiva Paracampo Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v13i2.14802

Palavras-chave:

contingência de eforço, história de reforço social, controle instrucional

Resumo


Com o objetivo de investigar os efeitos de histórias de reforço social sobre o seguimento de regras, 12 estudantes universitários foram expostos a um procedimento de escolha de acordo com o modelo. A tarefa era apontar cada um dos três estímulos de comparação em uma dada sequência. Nas duas condições experimentais, nenhuma sequência era reforçada ou instruída na Fase 1. A Fase 2 era iniciada com a regra correspondente às contingências e a Fase 3 com a regra discrepante das contingências. Nas Fases 2 e 3 a única sequência reforçada era a especificada pela regra correspondente na Fase 2. As duas condições diferiam quanto às consequências programadas para a sequência correta. A sequência correta produzia reforço social na Condição 1 e produzia reforço social mais ponto trocável por dinheiro na Condição 2. A sequência correta era reforçada em esquema de reforço contínuo. Todos os 12 participantes seguiram a regra correspondente na Fase 2. Na Fase 3, quatro dos seis participantes da Condição 1 e três dos seis participantes da Condição 2 seguiram a regra discrepante. Sugere-se que uma história de reforço social para o seguimento de regra correspondente pode contribuir para manter o seguimento subsequente de regra discrepante das contingências.

Palavras-chave: contingência de eforço; história de reforço social; controle instrucional.

Biografia do Autor

Luiz Carlos de Albuquerque, Universidade Federal do Pará

Professor Associado da Universidade Federal do Pará e do Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da mesma Instituição. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Gilsany Leão Matsuo, Universidade Federal do Pará

Estudante do curso de Psicologia da UFPa e bolsista de iniciação científica do CNPq.

Carla Cristina Paiva Paracampo, Universidade Federal do Pará

Professora Associado da Universidade Federal do Pará e do Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da mesma Instituição. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Downloads

Como Citar

Albuquerque, L. C. de, Matsuo, G. L., & Paracampo, C. C. P. (2009). Efeitos de histórias de reforço social sobre o seguir regras. Interação Em Psicologia, 13(2). https://doi.org/10.5380/psi.v13i2.14802

Edição

Seção

Artigos