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Os sentidos e os significados produzidos pela escola em relação à família homoparental: Um estudo de caso

Vandernúbia Gomes Cadete, Sandra Patrícia Ataíde Ferreira, Dayse Bivar da Silva

Resumo


 

A família tem, nas últimas décadas, sofrido significativas mudanças, que têm acarretado a formação de novas configurações familiares. Buscou-se investigar, quais os sentidos e significados produzidos pelos atores da escola em relação à família homoparental. Realizaram-se entrevistas livres com dezesseis representantes dos vários segmentos de uma escola pública, de Recife-PE. Realizou-se uma análise, a partir de três núcleos de significação, a saber: (a) consanguinidade ou cuidado?; (b) A família estrutura é pai, mãe e filho no contexto normal; (c) novas configurações familiares: isso não tem a ver com a escola. Identificou-se que o conceito de família está atrelado à configuração nuclear e que a homoparentalidade não é, na maioria das vezes, pensada como família e nem discutida nesse espaço educativo.

 

Palavras-chave: homoparentalidade; família; sentidos; significados; escola.

 


Palavras-chave


homoparentalidade; família; sentidos; significados; escola

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/psi.v16i1.13947