Avaliação de um Treinamento de Habilidades Sociais (THS) com universitários e recém-formados

Autores

  • Alessandra Turini Bolsoni-Silva UNESP
  • Vanessa Barbosa Romera Leme USP
  • Anne Midori Abe de Lima UNESP
  • Florêncio Mariano da Costa-Júnior Unesp
  • Marta Regina Gonçalves Correia Unesp

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v13i2.13597

Palavras-chave:

treinamento de habilidades sociais, estudantes universitários, intervenção psicológica, prevenção

Resumo

 

O objetivo desta pesquisa foi avaliar a efetividade de um treinamento de habilidades sociais, através de medidas de avaliação pré e pós-teste, com universitários e/ou recém-formados que apresentavam queixas interpessoais. Participaram 15 universitários e três recém-formados que procuraram o Centro de Psicologia Aplicada de uma universidade pública. O programa contou com vinte encontros semanais em grupo, distribuídos no ano letivo, com duração de duas horas cada; foram conduzidos seis grupos de intervenção com média de três participantes cada. Como medida de avaliação foi utilizado o IHS-Del-Prette, cujos dados foram tratados através de estatística não paramétrica (Teste Wilcoxon). Os resultados indicaram aquisições importantes apontando para a efetividade do procedimento de intervenção. De todo modo, os achados precisam ser relativizados devido ao número reduzido da amostra, ao uso do relato verbal como fonte primária de dados, pela ausência de grupo controle e de avaliação de seguimento, o que poderá ser testado em pesquisas futuras.

Palavras-chave: treinamento de habilidades sociais; estudantes universitários; intervenção psicológica; prevenção.

Biografia do Autor

Alessandra Turini Bolsoni-Silva, UNESP

Depto de Psicologia, área clínica e desenvolvimento

Vanessa Barbosa Romera Leme, USP

Doutoranda USP - Ribeirão Preto

Anne Midori Abe de Lima, UNESP

Psicóloga

Florêncio Mariano da Costa-Júnior, Unesp

Mestrando Unesp - Bauru

Marta Regina Gonçalves Correia, Unesp

Mestre - Unesp - Bauru

Downloads

Como Citar

Bolsoni-Silva, A. T., Leme, V. B. R., de Lima, A. M. A., da Costa-Júnior, F. M., & Correia, M. R. G. (2009). Avaliação de um Treinamento de Habilidades Sociais (THS) com universitários e recém-formados. Interação Em Psicologia, 13(2). https://doi.org/10.5380/psi.v13i2.13597

Edição

Seção

Artigos