Avaliação de um Treinamento de Habilidades Sociais (THS) com universitários e recém-formados
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v13i2.13597Palavras-chave:
treinamento de habilidades sociais, estudantes universitários, intervenção psicológica, prevençãoResumo
O objetivo desta pesquisa foi avaliar a efetividade de um treinamento de habilidades sociais, através de medidas de avaliação pré e pós-teste, com universitários e/ou recém-formados que apresentavam queixas interpessoais. Participaram 15 universitários e três recém-formados que procuraram o Centro de Psicologia Aplicada de uma universidade pública. O programa contou com vinte encontros semanais em grupo, distribuídos no ano letivo, com duração de duas horas cada; foram conduzidos seis grupos de intervenção com média de três participantes cada. Como medida de avaliação foi utilizado o IHS-Del-Prette, cujos dados foram tratados através de estatística não paramétrica (Teste Wilcoxon). Os resultados indicaram aquisições importantes apontando para a efetividade do procedimento de intervenção. De todo modo, os achados precisam ser relativizados devido ao número reduzido da amostra, ao uso do relato verbal como fonte primária de dados, pela ausência de grupo controle e de avaliação de seguimento, o que poderá ser testado em pesquisas futuras.
Palavras-chave: treinamento de habilidades sociais; estudantes universitários; intervenção psicológica; prevenção.
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