Aprendiendo a ser madre en un centro de terapia intensiva pediátrica

Autores/as

  • Márcia Siqueira de Andrade centro universitário FIEO

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v15i1.12640

Palabras clave:

aprendizagem, hospitalização, família

Resumen

Esta investigación cualitativa tuvo como objetivo desvendar como las manos aprenden sobre la asistencia prestada al hijo ingresado en Centro de Terapia Intensiva pediátrica. Tuvo como campo un hospital particular de la región sudeste de Brasil. Los datos fueron recolectados por medio de entrevista semi-estructurada realizada con la madre, observación participante registradas en los diarios de campo de pesquisa en el período entre marzo y octubre de 2007. Los resultados demostraron que la madre aprende observando los profesionales de la salud, cambiando experiencias con otras manos que viven la misma situación y por medio de las actividades desarrolladas por el equipo.

Biografía del autor/a

Márcia Siqueira de Andrade, centro universitário FIEO

Mestre e Doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora titular e coordenadora do programa de pós-graduação em Psicologia Educacional, nível mestrado no Centro Universitário FIEO -UNIFIEO. Seus principais interesses estão voltados para o estudo dos processos de aprendizagem humana em seu desenvolvimento integral e dificuldades específicas entendendo que nesse processo as variáveis psicológicas encontram-se articuladas a componentes sociais. Suas pesquisas nessa área têm investigado a aprendizagem em diferentes contextos: escola, família, abrigos, FEBEM. O principal enfoque teórico que norteia os seus estudos está na articulação entre a Epistemologia Genética e Psicanálise. Outros autores como Foucalt têm influenciado seus trabalhos. Atualmente tem se dedicado mais ao estudo de temas relacionados à identificação dos aspectos preditivos dos problemas de aprendizagem da lecto escrita.

Publicado

2011-10-01

Cómo citar

de Andrade, M. S. (2011). Aprendiendo a ser madre en un centro de terapia intensiva pediátrica. Interação Em Psicologia, 15(1). https://doi.org/10.5380/psi.v15i1.12640

Número

Sección

Artigos