A importância de políticas públicas além da escola formal para o desenvolvimento infantil e adolescente: uma revisão de literatura

Autores

  • Neyfsom Carlos Fernandes Matias

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v14i1.10347

Palavras-chave:

atividades extracurriculares, crianças, adolescentes, políticas públicas

Resumo

O que crianças e adolescentes fazem fora da escola ou como utilizam o seu tempo livre tem sido objeto de estudo para diversos pesquisadores. Estes têm destacado a necessidade de levantar dados sobre estas atividades e como as mesmas podem influenciar diferentes aspectos, tais como: desempenho acadêmico, desenvolvimento físico, cognitivo e de habilidades sociais, entre outros; além de conjugar duas variáveis importantes à infância e à adolescência: a proteção social e a educação. Neste sentido, este artigo apresenta questões envolvidas em atividades extracurriculares para crianças e adolescentes, denominadas de ações socioeducativas no Brasil. Trata-se de um estudo de revisão da literatura que apresenta a importância das atividades extracurriculares, quais os principais impactos destas ações aos seus participantes apresentados em pesquisas realizadas por diversos investigadores. As considerações apontam a necessidade da realização de estudos empíricos sobre o tema no Brasil, a fim de detectar se os dados elencados pela literatura internacional se fazem presentes no país. Além disso, informações dessa natureza poderão ser úteis para planejar e executar políticas públicas para crianças e adolescentes fora do contexto educacional ou para a ampliação da jornada escolar e implantação de escolas de tempo integral que fomentem impactos positivos na aprendizagem de estudantes das escolas brasileiras.

 

Palavras-chave: atividades extracurriculares; crianças; adolescentes; políticas públicas.

Biografia do Autor

Neyfsom Carlos Fernandes Matias

Psicólogo, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Especialista em Políticas Públicas pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua como supervisor técnico de Organizações Não Governamentais, conveniadas com a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte através da Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social / Gerência de Proteção Social Básica / Programa de Socialização Infanto-Juvenil, que desenvolvem atividades no contra turno escolar para crianças e adolescentes de 6 a 14 anos.

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Publicado

04-11-2010

Como Citar

Matias, N. C. F. (2010). A importância de políticas públicas além da escola formal para o desenvolvimento infantil e adolescente: uma revisão de literatura. Interação Em Psicologia, 14(1). https://doi.org/10.5380/psi.v14i1.10347

Edição

Seção

Artigos