A PARTICIPAÇÃO DE LIDERANÇAS ORIUNDAS DE MOVIMENTOS SOCIAIS NO ESTADO: DINÂMICAS POLÍTICAS, TRÂNSITOS E TENSÕES

Autores

  • Brena Costa Lerbach Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5380/recp.v6i2.37389

Palavras-chave:

Liderança, Ativismo, Relação Movimentos Sociais-Estado

Resumo

Tendo em vista o frequente percurso observado na trajetória política de lideranças, que, originadas em movimentos sociais, passam a ocupar cargos em instituições estatais; este artigo tem como objetivo discutir possibilidades na construção de uma abordagem teórica direcionada ao estudo do trânsito de sujeitos de movimentos sociais para o Estado. Para tanto, realiza uma discussão teórica a respeito das relações entre movimentos sociais e Estado, atentando para as insuficiências apresentadas pelas teorias que se dedicam ao estudo dos movimentos sociais; e propõe o desenvolvimento de abordagens que compreendam tais trânsitos de maneira a considerar seu caráter dinâmico, tenso e contextual.

Biografia do Autor

Brena Costa Lerbach, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo.

Downloads

Como Citar

Lerbach, B. C. (2015). A PARTICIPAÇÃO DE LIDERANÇAS ORIUNDAS DE MOVIMENTOS SOCIAIS NO ESTADO: DINÂMICAS POLÍTICAS, TRÂNSITOS E TENSÕES. Revista Eletrônica De Ciência Política, 6(2). https://doi.org/10.5380/recp.v6i2.37389

Edição

Seção

Demanda Contínua