A PARTICIPAÇÃO DE LIDERANÇAS ORIUNDAS DE MOVIMENTOS SOCIAIS NO ESTADO: DINÂMICAS POLÍTICAS, TRÂNSITOS E TENSÕES
DOI:
https://doi.org/10.5380/recp.v6i2.37389Palabras clave:
Liderança, Ativismo, Relação Movimentos Sociais-EstadoResumen
Tendo em vista o frequente percurso observado na trajetória política de lideranças, que, originadas em movimentos sociais, passam a ocupar cargos em instituições estatais; este artigo tem como objetivo discutir possibilidades na construção de uma abordagem teórica direcionada ao estudo do trânsito de sujeitos de movimentos sociais para o Estado. Para tanto, realiza uma discussão teórica a respeito das relações entre movimentos sociais e Estado, atentando para as insuficiências apresentadas pelas teorias que se dedicam ao estudo dos movimentos sociais; e propõe o desenvolvimento de abordagens que compreendam tais trânsitos de maneira a considerar seu caráter dinâmico, tenso e contextual.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. O conteúdo pode ser reproduzido para fins não-comerciais, desde que citada a fonte, seguindo a licença Creative Commons.
Além disso, o autor compromete-se a citar a primeira edição do artigo em todas as edições posteriores, incluindo em línguas estrangeiras.