Análise comparativa da noção de erro e retificação em Gaston Bachelard: uma contribuição para a pedagogia contemporânea

Authors

  • Luis Bytner Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/petfilo.v26i1.97873

Abstract

Neste texto, pretende-se explorar a obra do epistemólogo francês Gaston Bachelard, A formação do espírito científico, de 1938, para esclarecer qual é a importância, em sua filosofia, das noções de erro e retificação para a construção do conhecimento. Partindo do pressuposto de que o pensamento científico, aquele que superou os seus obstáculos epistemológicos, se constitui sem desvalorizar os equívocos cometidos, pretende-se perceber a possibilidade de conhecimento que está inserida na perspectiva da correção do percurso, a partir da crítica e da revisão constantes. Será realizada uma análise comparativa sobre a compreensão do erro em outros autores da história da filosofia. Da mesma forma, essa investigação incluirá o confronto crítico de artigos publicados por autores que examinaram as referidas noções, possibilitando evidenciar, à luz de Bachelard, a dimensão pedagógica do conceito de retificação.

Published

2025-09-29

How to Cite

Bytner, L. (2025). Análise comparativa da noção de erro e retificação em Gaston Bachelard: uma contribuição para a pedagogia contemporânea . Cadernos PET-Filosofia, 26(1). https://doi.org/10.5380/petfilo.v26i1.97873

Issue

Section

Memória e Transformação