Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Cadernos PET-Filosofia?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1. A revista CADERNOS PET-FILOSOFIA aceita as colaborações em forma de textos inéditos nos seguintes moldes:

1.1. Artigos de até 12.000 palavras (28 páginas), incluindo referências bibliográficas e notas de rodapé.

1.2. Resenhas críticas de apenas um livro ou de vários, cujos temas sejam correlatos (até 5.000 palavras, incluindo referências bibliográficas e notas) publicados nos últimos cinco anos. As resenhas críticas devem apresentar no início do texto a referência completa das obras analisadas: nome do autor (ou organizador, tradutor etc.), título da obra, local da publicação, editora, ano da publicação, número de páginas e ISBN.

1.3. Traduções acompanhadas do texto original.

2. Os trabalhos enviados para avaliação que não estiverem de acordo com as normas e diretrizes de submissões serão devolvidos aos autores/às autoras.

3. Os textos submetidos devem obedecer às seguintes normas:

3.1. Estar no formato Word .docx.

3.2. Possuir a formatação: 

  • Fonte: Garamond (incluindo as notas de rodapé). 
  • Margens (em polegadas): 
    • Superior: 1.0; 
    • Esquerda: 1.0;
    • Inferior: 1.0;
    • Direita: 1.0;
  • Margens (em centímetros):
    • Superior: 2.5; 
    • Esquerda: 2.5;
    • Inferior: 2.5;
    • Direita: 2.5;
  • Formato do papel: A4.
  • Alinhamento vertical: Superior

Essa formatação, no Word, pode ser definida na parte “Layout da página” > “Margens” > “Margens personalizadas”.

3.3. O título deve estar em negrito e alinhado à esquerda em fonte 18.

3.4. O nome do autor(a)(es)(as) deverá ser enviado pela plataforma de submissão, junto com as informações seguintes: instituição, área de pesquisa, e-mail, cidade, país, Orcid e link do currículo Lattes. A identificação de autoria no trabalho deverá ser removida do arquivo e da opção “Propriedades” do Word, assegurando assim uma avaliação por pares cega.

3.5. Resumo em português de até 300 palavras com espaçamento 1,15, tamanho 12, justificado e devendo possuir de 3 até 5 palavras-chave. As palavras-chave deverão estar separadas por ponto-e-vírgula, em fonte 12. Inserir um clique de espaço entre o "Resumo" e as "Palavras-chave", assim como entre o "Abstract" e as "Keywords" (não é obrigatório inserir Abstract e Keywords, embora seja recomendável). Inserir dois cliques de espaço entre as Palavras-chave (ou Keywords, se houver) e o texto principal.

3.6. O corpo do texto deve possuir fonte 12 e espaçamento entre linhas de 1,5. 

3.7. Elementos do corpo do texto:

  • Títulos de obras devem estar em itálico. 
  • Títulos ao longo do texto (para fazer divisões no texto, ex: Parte 1, Parte 2, etc.) devem estar em negrito (não em itálico, a não ser que o título de uma obra seja aí referenciado), não colados à margem, mas com um clique de espaço ("tab", como quando se inicia um parágrafo).
  • O texto deve ser corrido, clicando “enter” uma vez para a mudança de parágrafo.
  • Espaçamento próprio à divisão do texto (ex: Parte 1, Parte 2, etc.) pode ocorrer com somente dois cliques de “enter”.
  • Referências devem estar entre parênteses, seguindo a ordem: último sobrenome do autor, ano de publicação da obra, número da página, parágrafo, aforismo ou capítulo (ex: Foucault, 1976, p. 113 / ex2: Nietzsche, 2016, § 125). O sobrenome do autor deverá possuir a primeira letra maiúscula e as restantes minúsculas. Se a referência possuir dois autores, os sobrenomes devem estar separados por “&” (ex: Deleuze & Guattari, 1972, p. 7). No caso de mais de dois autores, o sobrenome do primeiro autor deve ser seguido de “et al.” (ex: Fulano et al., 1999, p. 11).
  • Inserir um clique de espaço entre "p." e o número da página (ex: "p. 13" ao invés de "p.13").
  • Citações superiores a 3 linhas serão destacadas no corpo do texto com recuo de 4 cm, fonte de tamanho 10, espaçamento simples, justificado, sem utilização de aspas no início e no final. Sem espaço separando o começo e com um espaço separando o final da citação. Complementos do autor do artigo devem ser adicionados entre chaves. Deve conter referência ao final da citação.
  • As notas de rodapé devem estar em fonte 10, espaçamento simples e justificado. No texto, devem vir coladas à palavra, antes do ponto ou da vírgula.
  • Usar itálico e não negrito para destaques de palavras ou frases ao longo texto, exceto para os títulos das partes do texto (como indicado acima).
  • Todos os endereços “URL” no texto (ex.: https://petdefilosofiaufpr.wordpress.com/) devem estar ativos.

4. As referências bibliográficas completas deverão estar somente no final do artigo, separadas do texto principal por dois cliques de espaço, em ordem alfabética e contendo tanto o nome quanto o sobrenome dos autores e das autoras (ou seja, sem abreviação), do seguinte modo:


4.1 Livros: SOBRENOME DO AUTOR, Primeiro nome. Título e subtítulo (se tiver) da obra em itálico: subtítulo. Eventual tradutor. Local da edição: editora, ano de publicação (Série).

Obs: Não repetir o nome do autor, mas inserir sublinhamento.

Exemplos:

DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. Trad. Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo, 2016.

DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Félix. L'Anti-Oedipe. Paris: Éditions de Minuit, 1972.

FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. Trad. L. F. Baeta Neves. Petrópolis: Vozes, 1972.

______________ Histoire de la sexualité: La volonté de savoir. Paris: Editions Gallimard, 1976.

NIETZSCHE, Friedrich. A gaia ciência. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

__________________ Genealogia da moral. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

ROSA, João Guimarães. Grande Sertão: Veredas. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

4.2 Coletâneas a antologias: SOBRENOME DO ORGANIZADOR, Primeiro nome e especificação “(Org.)” ou “(Ed.)”. Título e subtítulo (se tiver) da obra em itálico: subtítulo. Eventual tradutor. Local da edição: editora, ano da edição.
Exemplos:

MARÇAL, Jairo (Org.). Antologia de textos filosóficos. Curitiba: SEED-PR, 2009. 

4.3 Artigo ou capítulo em obra coletiva ou coletânea: SOBRENOME DO AUTOR, Primeiro nome. “Título do Artigo ou Capítulo”. Especificação “In:” SOBRENOME DO ORGANIZADOR, Primeiro nome e especificação “(Org.)” ou “(Ed.)” [OU] _________, Título da Obra. Eventual tradutor. Local da edição: editora, ano da edição, páginas iniciais e finais do artigo ou capítulo.

Exemplos:
MUCHAIL, Salma Tannus. “O Mesmo e o Outro: Faces da História da Loucura”. In: MARIGUELA, Marcio. (Org.). Foucault e a Destruição das Evidências. Piracicaba: UNIMEP,1995. p. 10-57.

MOURA, Carlos Alberto Ribeiro de. “A Crítica Humeana da Razão” In: _________, Racionalidade e Crise: estudos de história da filosofia moderna e contemporânea. São Paulo/Curitiba: Discurso Editorial/Editora da UFPR, 2001, p. 111-132.


4.4 Artigo em periódico: SOBRENOME DO AUTOR, Primeiro nome. “Título do Artigo”. In: Nome do Periódico em itálico, série (se houver), volume, número, ano da edição e páginas do artigo.

Exemplos:
LIMONGI, Maria Isabel. “Sociabilidade e Moralidade: Hume Leitor de Mandeville”. In: Kriterion, v. XLIV, no 108, 2003, p. 224-243.
ELLIS, Brian. “An Essentialist Perspective on the Problem of Induction”. In: Principia, v. 2, no 1, p. 103-124.


4.5 A citação de obras disponíveis na internet deve seguir as normas anteriores, com acréscimo do endereço de acesso.
Exemplo:

VALENTIM, Marco Antônio. “Método e metafísica: Descartes entre as Regras e as Meditações”. Doispontos, vol. 5, n° 1, 2008, p.43-66. Disponível em: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/doispontos/article/view/10046/8417 (acesso: outubro/2008).

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.