Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A submissão não foi publicada anteriormente, nem está a ser analisada por outra revista (ou está sendo fornecida uma explicação nos Comentários ao Editor).
  • O ficheiro do paper está em Microsoft Word.
  • O seu ficheiro de documento segue as nossas Instruções de Submissão (ou seja, Directrizes do Autor)?
  • Quando disponíveis, foram fornecidos os URL das referências.
  • O texto está em espaço simples; utiliza um tipo de letra de 12 pontos; emprega itálico, em vez de sublinhado (excepto nos endereços URL); e todas as ilustrações, figuras e tabelas são colocadas no texto nos pontos apropriados, em vez de no fim.
  • O texto cumpre os requisitos estilísticos e bibliográficos descritos nas Directrizes para Autores.
  • Foi acrescentada a Declaração de disponibilidade dos dados [i.e., Data Availability Statement].

Diretrizes para Autores

A submissão de um manuscrito original implica que o trabalho não tenha sido publicado anteriormente; e que a sua publicação tenha sido aprovada por todos os coautores.

  • As submissões devem ser efetuadas através deste sítio Web.
  • Para mais informações, pode contactar-nos por correio eletrônico: novation@ufpr.br

Página de título

A página de título deve incluir:

  • O(s) nome(s) do(s) autor(es)
  • Um título
  • A(s) afiliação(ões) do(s) autor(es)
  • O endereço eletrônico do autor correspondente

Resumo

Por favor, forneça um resumo de 150 a 300 palavras. O resumo não deve conter abreviaturas indefinidas ou referências não especificadas.

Palavras-chave

Forneça 4 a 6 palavras-chave que possam ser utilizadas para efeitos de indexação.

Formatação do texto

Os manuscritos devem ser apresentados em Microsoft Word.

  • Até um máximo de 8000 palavras.
  • Utilize um tipo de letra normal e simples para o texto (por exemplo, Times New Roman letra tamanho 12).
  • Utilize itálico para ênfase.
  • Utilize a função de numeração automática de páginas para numerar as páginas.
  • Utilize tabulações ou outros comandos para recuos, e não a barra de espaços.
  • Utilize a função de tabela, e não folhas de cálculo, para criar tabelas.
  • Guarde o seu ficheiro em formato docx (Word 2007 ou superior) ou doc (versões anteriores do Word).

Cabeçalhos

Utilize os níveis de títulos do Microsoft Word para criar secções e subsecções.

Abreviaturas

As abreviaturas devem ser definidas na primeira menção e utilizadas de forma consistente a partir daí.

Notas de rodapé

As notas de rodapé podem ser utilizadas para fornecer informações adicionais, que podem incluir a citação de uma referência incluída na lista de referências. As notas de rodapé não devem consistir apenas numa citação de referência e nunca devem incluir os detalhes bibliográficos de uma referência. As notas de rodapé não devem conter figuras ou tabelas.

As notas de rodapé para o texto são numeradas consecutivamente; as notas de rodapé para tabelas devem ser indicadas por letras minúsculas sobrescritas (ou asteriscos para valores de significância e outros dados estatísticos).

Utilizar sempre notas de rodapé em vez de notas de fim.

Agradecimentos

Os agradecimentos a pessoas, subsídios, fundos, etc. devem ser colocados numa secção separada na página de rosto. Os nomes das organizações financiadoras devem ser escritos por extenso.

Citação de referências

Cite as referências no texto pelo nome e ano entre parênteses. Alguns exemplos:

  • A investigação sobre negociação abrange muitas disciplinas (Thompson, 1990).
  • Este resultado foi posteriormente contrariado por Becker e Seligman (1996).
  • Este efeito tem sido amplamente estudado (Abbott, 1991; Barakat et al., 1995; Kelso & Smith, 1998; Medvec et al., 1999).
  • et al. sendo latino, deve aparecer em itálico.

Lista de referências

A lista de referências deve incluir apenas trabalhos citados no texto e que tenham sido publicados ou aceites para publicação. Comunicações pessoais e trabalhos não publicados devem ser mencionados apenas no texto. Não utilize notas de rodapé ou notas finais como substituto da lista de referências.

A lista de referências deve ser ordenada alfabeticamente pelo último nome do primeiro autor de cada obra.

A norma de referências/bibliografia adoptada na NOvation é o estilo APA - American Psychology Association. Ver, por exemplo, https://apastyle.apa.org/style-grammar-guidelines/references/examples.

Os nomes dos periódicos e os títulos dos livros devem estar sempre em itálico.

Tabelas

  • As tabelas devem ser numeradas com algarismos árabes (ex., Table 1, Table 2).
  • As tabelas devem ser sempre citadas no texto por ordem numérica consecutiva.
  • Para cada tabela, fornecer uma legenda (título) que explique os componentes da tabela.
  • Identificar qualquer material publicado anteriormente, indicando a fonte original sob a forma de uma referência no final da legenda da tabela.
  • As notas de rodapé das tabelas devem ser indicadas por letras minúsculas sobrescritas (ou asteriscos para valores de significância e outros dados estatísticos) e incluídas por baixo do corpo da tabela.

Edição em língua inglesa

Para que os editores e revisores possam avaliar corretamente o trabalho apresentado no seu manuscrito, deve assegurar-se de que a língua inglesa é de qualidade suficiente para ser claramente compreendida.

Se o seu manuscrito for aceite, será verificado pelos nossos editores de texto quanto ao estilo ortográfico antes da publicação.

Excecionalmente podemos aceitar artigos noutras línguas (francês, espanhol e português), desde que o autor garanta que, após a aceitação pela revisão por pares, será assegurada a tradução para inglês da versão final.

Recensões de livros

Nesta secção, convidaremos regularmente alguns colegas a darem conselhos de leitura, não só sobre livros recentemente publicados, mas também sobre obras que considerem fundamentais para os nossos leitores.

Faça uma submissão por meio da seção Resenhas.

Editorial

Artigos introdutórios a números temáticos ou relatórios de eventos especiais, escritos por membros do Conselho Editorial ou editores convidados

Artigos

A nossa revista publica artigos dentro de números temáticos anuais, sendo todos os artigos objeto de um processo (aberto) de revisão por pares (cf. detalhamento na Política de avaliação por pares). O Comitê Editorial e o Conselho Editorial estão ponderando a possibilidade de introduzir um número de fluxo contínuo, em função da expectativa de crescimento da demanda nos próximos meses, sobretudo após consumarmos as primeira indexações da revista e a atribuição dos DOIs.

Recensões

Nesta seção, convidaremos regularmente alguns colegas a darem conselhos de leitura, não só sobre livros recentemente publicados, mas também sobre obras que considerem fundamentais para os nossos leitores. A categoria das recensões também inclui comentários e respostas a papers de posicionamento publicados em edições especiais que a nossa revista promove.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços de correio electrónico introduzidos no sítio da revista serão utilizados exclusivamente para os fins declarados desta revista e não serão disponibilizados para qualquer outro fim ou a terceiros.

Consulte nossos documentos e políticas institucionais para mais informações em: https://ufpr.br/lgpd/documentos/