O ENSINO-APRENDIZADO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: O QUE PAULO FREIRE TEM A CONTRIBUIR NESTE PROCESSO?
DOI:
https://doi.org/10.5380/nesef.v10i2.83209Palavras-chave:
, Ensino-aprendizado. Emancipação. Práxis. Paulo Freire. Educação Indígena.Resumo
O presente artigo se propõe a analisar contribuições da pedagogia de Paulo Freire para o processo ensino-aprendizado na educação escolar indígena. A partir dos fundamentos antropológicos e históricos do pensamento pedagógico deste autor, analisa esta como uma pedagogia da práxis, voltada para despertar a consciência e a ação transformadoras. Neste contexto, o ensino-aprendizado é posto em novos fundamentos críticos e é este contexto que justifi ca as questões norteadoras deste estudo: quais as características do processo ensino-aprendizado na pedagogia de Paulo Freire? Quais as contribuições que o pensamento deste autor nesta área oferece para o ensino-aprendizado na educação escolar indígena? Com base em pesquisa qualitativa com fontes bibliográfi cas, o estudo mostra que a pedagogia de Paulo Freire põe o processo ensino-aprendizado sobre fundamentos como o diálogo, a relação horizontal educador-educando, a formação para a transformação, a valorização dos conhecimentos dos agentes envolvidos no processo educacional, contextualização sócio histórica do conteúdo e a indissociabilidade entre pedagogia e política. No contexto indígena, este modelo dialoga com as formas tradicionais de educação, ao implicar na ampliação da concepção sobre a educação escolar e sobre o que é a escola, a fim de que emerjam formas de consciência sobre a opressão destes povos que se convertam em formas de organização, mobilização e ação política emancipatórias.
