QUEM TEM MEDO DE PAULO FREIRE?: REFLEXÕES SOBRE A LEI DA MORDAÇA

Autores

  • Marcel Jardim Amaral Assistente Social, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (CAPES). Doutorando em Educação Ambiental (PPGEA/FURG), mestre em Educação (PPGEdu/ FURG), especialista em Educação em Direitos Humanos (PPGEDH/FURG). Pesquisador do Grupo de Estudos sobre Fundamentos da Educação Ambiental e Popular – GEFEAP.
  • Vilmar Alves Pereira Professor, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2. Pesquisador do Instituto de Educação/IE da FURG. Membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental/PPGEA (FURG). Líder do Grupo de Estudos sobre Fundamentos da Educação Ambiental e Popular – GEFEAP

DOI:

https://doi.org/10.5380/nesef.v10i2.83204

Palavras-chave:

Paulo Freire, Educação, Escola sem partido.

Resumo

Sabe-se que o Brasil vem passado por acúmulos signifi cativos de retrocessos, visto o desmonte da democracia com o autoritarismo do Estado. Lutar para a preservação de variadas conquistas já herdadas, requer sujeitos críticos e politizados capazes de compreender a atual conjuntura do país. A suposta “escola sem partido” através do conservadorismo, alastrou-se de tal forma, de que fazer críticas ao sistema capitalista e denunciar a opressão, tornou-se “doutrinação ideológica”. Neste artigo, busca-se refl etir o efeito do desmonte a educação, inclusive dos ataques constantes a Paulo Freire, com a tentativa de desprofi ssionalização dos professores e a alienação dos educandos através da lei da mordaça. Após a refl exão deste estudo concluiu-se que os (as) educadores (as) não podem ser impedidos (as) de apresentarem sua visão de mundo, até por que expõem aos educandos outras referências, não se limitando as suas percepções construídas. Os (as) educandos (as) não são sujeitos incapazes de formar juízo sobre suas experiências no mundo e se adotado o modelo de escola sem partido corre-se o triste risco de transformar um espaço democrático de partilha dos conhecimentos em um tribunal pedagógico. Este artigo é originário de uma pesquisa teórica – bibliográfi ca, visto que em sua metodologia foram realizados levantamentos de referenciais teóricos e de artigos publicados em periódicos.

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Publicado

2021-10-06

Como Citar

Amaral, M. J., & Pereira, V. A. (2021). QUEM TEM MEDO DE PAULO FREIRE?: REFLEXÕES SOBRE A LEI DA MORDAÇA. Revista Do NESEF, 10(2). https://doi.org/10.5380/nesef.v10i2.83204