EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E A ATUALIDADE DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE: A PRODUÇÃO DE CÍRCULOS DIALÓGICOS EM REDE
DOI:
https://doi.org/10.5380/nesef.v10i2.83203Palavras-chave:
Educação, Paulo Freire, Direitos Humanos, Círculos Dialógicos.Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo apresentar a potencialidade do pensamento de Paulo Freire para a efetivação de propostas voltadas à educação em direitos humanos por meio de círculos dialógicos inspirados na metodologia dos círculos de cultura. Nesse sentido, problematizamos: como a teoria freiriana pode contribuir para a educação em direitos humanos por meio de círculos dialógicos? A metodologia da pesquisa foi organizada por meio de intervenção pedagógica e dialógica, em rede, que propõe articular a produção de conteúdo que se refere às temáticas de direitos humanos tais como ações e políticas voltadas às mulheres, população negra, indígena, idosa, LGBTQ+, crianças e adolescentes, dentre outras. Os resultados da pesquisa são oriundos das ações no tripé ensino, pesquisa e extensão, realizadas na disciplina de Educação em Direitos Humanos, do primeiro ano do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná Campus de Campo Mourão, nas orientações de iniciação científi ca, bem como de mestrado, junto ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura (GEPEDIC/ CNPq). Os resultados da pesquisa foram organizados em três eixos de discussões: 1) WebQuest e Direitos Humanos: a produção de círculos dialógicos com estudantes de pedagogia; 2) A importância do ato de ler e a iniciação científi ca em rede; 3) A educação como prática da liberdade em pesquisas transgressoras. Consideramos que a produção e a utilização dos círculos dialógicos, inspirados em Freire, nos variados meios, podem abrir espaços para a efetivação de uma educação em direitos humanos como prática da liberdade.
