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ACONSELHAMENTO FILOSÓFICO NO CÁRCERE: A EDUCAÇÃO ESTÓICA COMO CHAVE PARA A LIBERDADE

Flávio dos Santos Alves, Edson Renato Nardi Nardi

Resumo


Este artigo tem como objetivo principal apontar os benefícios trazidos
através de um projeto internacional desenvolvido dentro de uma
penitenciária do interior do estado de São Paulo, com reeducandos
em cumprimento de pena. Para essa fi nalidade, optou-se pelo uso do
relato de experiência como método de investigação e os respectivos
relatos possuem a particularidade de ocorrerem na perspectiva de um
sentenciado que, ao realizar sua graduação em Pedagogia, no ambiente
de reclusão, e ter acesso ativo a esse projeto, irá apresentar as particularidades
existenciais, afetivas e sociais que se modifi caram ao longo
desse período. O artigo conclui que, por meio das experiências vividas
nesse projeto, é possível obter uma mudança signifi cativa na pessoa
humana utilizando-se de práticas fi losófi cas sistematizadas oriundas
do aconselhamento fi losófi co e que foram concretizadas, sobretudo,
pelas propostas teóricas e práticas advindas da ética estóica. O texto a
seguir será relatado por um dos autores do trabalho, o Sr. Flávio dos Santos Alves, que narra as suas experiências em diálogo com a produçãocientífi co-fi losófi ca que sustenta a sua arguição e embasa este trabalhosob supervisão e orientação teórica do Prof. Dr. Edson Renato Nardi,professor do Claretiano Centro Universitário.


Palavras-chave


Aconselhamento Filosófico. Estoicismo. Educação no Cárcere.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/nesef.v10i1.80618