FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO, TEOLOGIA E O CORONAVÍRUS: TECENDO OS SENTIDOS DESTE MOMENTO

Autores

  • Elizeu da Conceição Pesquisador de doutorado em Teologia Pastoral pela UPS-Roma. Mestre em teologia pela UPS-Roma, com especialização em Pastoral Juvenil (2017). Vigário Paroquial da Paróquia Santa Croce, Roma.
  • José Aguiar Nobre Pós-doutorado em Filosofia (UFPR). Pós-doutorado em Educação (PUC-Campinas). Doutor em Teologia Sistemático-Pastoral,(PUC-RJ). Membro da Sociedade Latinoamericana de Filosofia de la Educación (ALFE); Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (SOTER). Docente da Faculdade de Teologia da PUC-SP.

DOI:

https://doi.org/10.5380/nesef.v9i2.77991

Palavras-chave:

Filosofia. Teologia. Coronavírus. Humanidade. Educação.

Resumo

Em um cenário mundial dominado pelo medo e pelas incertezas por
causa da tragédia pandêmica do coronavírus, tem surgido uma série
de dúvidas e questionamentos sobre o sentido da vida. Uma coisa já é
certa, com o confi namento, a Mãe Terra, a Casa Comum da humanidade,
está se regenerando. Com o número de voos cancelados pelo mundo a
fora e a diminuição da poluição, bem como, do consumo desenfreado,
é certo que, paradoxalmente, o Cosmo respira melhor. E isso acontece
exatamente num tempo em que respirar pode ser letal. As pessoas se
perguntam como devem se proteger e, em face disso, por todos os lados,
eclodem indagações de carácter existencial sobre o sentido de tudo isso
que está vivendo a humanidade. A presente pesquisa objetiva refl etir
sobre as perguntas pelo sentido da vida e que são levantadas em face
à pandemia Covid-19. Do ponto de vista formal, indaga-se: a Filosofi a
e a Teologia têm uma palavra relevante sobre este momento? Trata-se
de uma pesquisa bibliográfi ca, cujos resultados esperados circunscrevem-
se ao fato de entender que, como ciências atreladas ao processo educacional, tanto a Filosofi a quanto a Teologia são desafi adas a oferecerem elementos que possibilitem uma genuína formação humana integral. Desse modo, argumenta-se que as pessoas têm a oportunidade de saírem da pandemia mais humanizadas, contribuindo assim, para que o mundo eivado de crises humanitárias, políticas, sanitárias, econômicas, religiosas e ecológicas, seja mais saudável.

Downloads

Publicado

2020-11-23

Como Citar

da Conceição, E., & Nobre, J. A. (2020). FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO, TEOLOGIA E O CORONAVÍRUS: TECENDO OS SENTIDOS DESTE MOMENTO. Revista Do NESEF, 9(2). https://doi.org/10.5380/nesef.v9i2.77991