Open Journal Systems

LENDO E SENDO LIDO PELA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: EM BUSCA DE UMA DEFINIÇÃO DE LEITURA HUMANIZADORA

Everton Marcos Grison

Resumo


O presente artigo propõe uma concepção de leitura de textos fi losófi cos,
a partir da experiência docente com Filosofi a no Ensino Médio, além da
execução de pesquisa de mestrado em Filosofi a, que abordou o ensino de
Filosofi a e a leitura de textos de Filosofi a no Ensino Médio. A pesquisa
se estrutura a partir de uma concepção de educação infl uenciada pelas
refl exões fi losófi cas de Theodor Adorno, especialmente seus escritos
que abordam o tema da educação e da experiência fi losófi ca. A partir
disso, o ensino de fi losofi a é compreendido como momento de realização
de experiências refl exivas, entre as quais se encontra a atividade
de leitura de textos. O momento do ensino de fi losofi a compreendido
como elaboração de experiências refl exivas conecta-se diretamente
com a construção de experiências formativas humanizadoras, isto é,
que valorizam o potencial humano e oportunizam o contato entre os
estudantes e os autores da fi losofi a, numa relação de contato, aproximação,
incômodo, questionamento e aprendizagem, que promove
experiências de humanização, ou seja, de valorização dos distintos
potenciais humanos, a partir da leitura de excertos de textos.


Palavras-chave


Ensino. Filosofia. Leitura.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/nesef.v9i1.75234