EDUCAÇÃO FILOSÓFICA PARA A DIVERSIDADE E OS DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/nesef.v9i1.75229Palavras-chave:
Direitos Humanos. Diversidade. Educação Profissional e TecnológicaResumo
Todos temos as mesmas necessidades, porém não somos iguais, e
nesse contexto, suscita-se ideias que nos permitam a compreensão dos
termos cidadania e diversidade no mundo atual. A educação tem um
processo essencial para a formação crítica e autônoma do estudante,
onde perpassa-se por diferentes modalidades que visam atender a
pluridiversidade de nosso país e incluir neste processo os alunos, sem
o interesse de igualar, mas sim de desenvolvê-los no seu contexto e
tempo. Esse artigo tem como objetivo refl etir sobre a Educação Profi ssional
e Tecnológica (EPT), em um contexto de formação política, cidadã,
para a diversidade e com compreensão dos direitos humanos, tendo
como fundamento o pensamento da fi lósofa Hannah Arendt, refl etidos
em duas de suas obras, a saber, Origens do Totalitarismo e A Condição
Humana. Vivemos em mundo diverso, onde precisamos valorizar os
costumes e os processos, não impondo a nossa verdade. Entre o desejo
e a realidade a declaração dos direitos humanos enfrenta as suas próprias
limitações. Concluímos que muitos são os questionamentos que
cerceiam as questões dos Direitos Humanos. A EPT busca, através de
uma nova constituição de ensino e aprendizagem, compreensões que
instiguem a formação profi ssional e social do educando com vistas à
percepção crítica e cidadã, frente aos outros e em defesa de um mundo
justo, plural e fraterno.
