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VICISSITUDES DA PRESENÇA DA FILOSOFIA

Maria Teresa Santos

Resumo


Este texto reage à debilitação da situação da fi losofi a no ensino e que,
por extensão, atinge Filosofi a para Crianças. Trata de uma situação
debilitante que não se circunscreve a si mesma, pois também estão em
questão as humanidades, as artes e as ciências, ou seja, o saber no seu
todo. São muitas as abordagens de compreensão desta situação, nomea-damente a de Nussbaum (2010) que a articula com lucros financeiros.
Neste texto, mais focado em Filosofi a para Crianças, argumenta-se a
favor da imprescindibilidade da fi losofi a como necessidade quer para
a formação refl exiva e livre do ser humano, quer para a superação da
visão fragmentada dos saberes. Todavia não basta defender a presença
da fi losofi a na escola; há que a repensar na sua condição a partir da
perspetiva da utilidade do inútile atender ao novo quadro de saberes
exigido pela atual complexidade da vida e pelos desafi os que a crise
ambiental e a tecnologia colocam.


Palavras-chave


Filosofia, Crianças, utilidade do inútil, Lipman.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/nesef.v8i2.70929