VICISSITUDES DA PRESENÇA DA FILOSOFIA

Autores

  • Maria Teresa Santos Departamento de Filosofia da Universidade de Évora

DOI:

https://doi.org/10.5380/nesef.v8i2.70929

Palavras-chave:

Filosofia, Crianças, utilidade do inútil, Lipman.

Resumo

Este texto reage à debilitação da situação da fi losofi a no ensino e que,
por extensão, atinge Filosofi a para Crianças. Trata de uma situação
debilitante que não se circunscreve a si mesma, pois também estão em
questão as humanidades, as artes e as ciências, ou seja, o saber no seu
todo. São muitas as abordagens de compreensão desta situação, nomea-damente a de Nussbaum (2010) que a articula com lucros financeiros.
Neste texto, mais focado em Filosofi a para Crianças, argumenta-se a
favor da imprescindibilidade da fi losofi a como necessidade quer para
a formação refl exiva e livre do ser humano, quer para a superação da
visão fragmentada dos saberes. Todavia não basta defender a presença
da fi losofi a na escola; há que a repensar na sua condição a partir da
perspetiva da utilidade do inútile atender ao novo quadro de saberes
exigido pela atual complexidade da vida e pelos desafi os que a crise
ambiental e a tecnologia colocam.

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Publicado

2019-12-20

Como Citar

Santos, M. T. (2019). VICISSITUDES DA PRESENÇA DA FILOSOFIA. Revista Do NESEF, 8(2). https://doi.org/10.5380/nesef.v8i2.70929