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A POSSIBILIDADE DO TEMPO E A TEMPORALIDADE DOS POSSÍVEIS NA COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA

Magda Costa Carvalho

Resumo


Na senda de Levinas, para quem a defesa bergsoniana da duração para
além do tempo meramente cronológico corresponde à libertação do
terror de um mundo sem novidade possível, propomos uma refl exão
que, no campo da fi losofi a para crianças, justifi que que o exercício do
pensamento para além do que se conhece e domina, contrariando os
ritmos confortáveis e habituais do previsível e desalojando(-se) de
ideias naturalmente aceites. A partir do cruzamento entre os conceitos
bergsonianos de possibilidade e de temporalidade, propomos então a
promoção de um diálogo colaborativo e problematizador em ambiente educativo.

Para isso, dividimos a reflexão em duas direções de pensamento, que formulamos como perguntas orientadoras: é possível o tempo na comunidade de investigação fi losófi ca? há tempo para os possíveis na comunidade de investigação fi losófi ca? Como se as noções bergsonianas de tempo e de possível fossem lentes fotográfi cas que captam uma determinada luz, procuramos problematizar a prática de diálogo fi losófi co com as crianças a partir dessa objetiva. Mais especi-fi camente, interessar-nos-á refl etir sobre a preparação e a realização de atividades em comunidade de investigação filosófica.


Palavras-chave


Filosofia para crianças; Comunidade de Investigação; Henri Bergson; Temporalidade; Possibilidade.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/nesef.v8i2.70923