A POSSIBILIDADE DO TEMPO E A TEMPORALIDADE DOS POSSÍVEIS NA COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA

Autores

  • Magda Costa Carvalho Instituto de Filosofia da Universidade do Porto (Portugal)

DOI:

https://doi.org/10.5380/nesef.v8i2.70923

Palavras-chave:

Filosofia para crianças, Comunidade de Investigação, Henri Bergson, Temporalidade, Possibilidade.

Resumo

Na senda de Levinas, para quem a defesa bergsoniana da duração para
além do tempo meramente cronológico corresponde à libertação do
terror de um mundo sem novidade possível, propomos uma refl exão
que, no campo da fi losofi a para crianças, justifi que que o exercício do
pensamento para além do que se conhece e domina, contrariando os
ritmos confortáveis e habituais do previsível e desalojando(-se) de
ideias naturalmente aceites. A partir do cruzamento entre os conceitos
bergsonianos de possibilidade e de temporalidade, propomos então a
promoção de um diálogo colaborativo e problematizador em ambiente educativo.

Para isso, dividimos a reflexão em duas direções de pensamento, que formulamos como perguntas orientadoras: é possível o tempo na comunidade de investigação fi losófi ca? há tempo para os possíveis na comunidade de investigação fi losófi ca? Como se as noções bergsonianas de tempo e de possível fossem lentes fotográfi cas que captam uma determinada luz, procuramos problematizar a prática de diálogo fi losófi co com as crianças a partir dessa objetiva. Mais especi-fi camente, interessar-nos-á refl etir sobre a preparação e a realização de atividades em comunidade de investigação filosófica.

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Publicado

2019-12-20

Como Citar

Carvalho, M. C. (2019). A POSSIBILIDADE DO TEMPO E A TEMPORALIDADE DOS POSSÍVEIS NA COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA. Revista Do NESEF, 8(2). https://doi.org/10.5380/nesef.v8i2.70923