TRATAR FILOSOFICAMENTE O INCÔMODO DOS NOVOS

Autores

  • Jorge Alves de Oliveira E.E. Dr. Alfredo Reis Viegas

DOI:

https://doi.org/10.5380/nesef.v8i2.70922

Palavras-chave:

Inquietude. Incômodo filosófico. Tratamento Filosófico. (Re) significação. Exercício da Fala.

Resumo

O incomodo se faz presente no ser humano curioso e comprometido
em compreender o mundo, compreender a si mesmo e compreender o
Outro, estabelecendo ou não relação com ele, fazendo-se latente, tam-bém, no adolescente e no jovem. Tal incômodo promove ou explicita o
mal-estar não pronunciado e até mesmo silenciado pelos adolescentes,
jovens e adultos. No espaço escolar esse incômodo é potencializado
frente ao leque de possibilidades de interpretações, de compreensões,
de incompreensões que se criam a partir do tripé: professor-conhe-cimento-aluno, promovendo novas demandas, novos mal-estares,
outros silenciamentos. O problema que se anuncia, portanto, é esse: a
educação escolar, que se deseja pública, acolhe e oferece um tratamento
fi losófi co a esse incômodo dos jovens? O que se persegue na sequência
é identifi car, nos documentos ofi ciais, algumas caracterizações desses
jovens; explicitar as intencionalidades fundantes presentes nas leis que
regulam a educação escolar no país, bem como alguns desafi os a serem
enfrentados; verifi car se a fi losofi a, componente curricular, oficial para
o Ensino Médio, pode tratar filosoficamente o incômodo dos jovens.

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Publicado

2019-12-20

Como Citar

de Oliveira, J. A. (2019). TRATAR FILOSOFICAMENTE O INCÔMODO DOS NOVOS. Revista Do NESEF, 8(2). https://doi.org/10.5380/nesef.v8i2.70922