Educação pensada a partir da infância como categoria filosófica
DOI:
https://doi.org/10.5380/nesef.v6i1.59520Palavras-chave:
Educação, Infância, Filosofia.Resumo
A infância, tema recorrente nos cursos de formação de educadores, aparece em
disciplinas como História da Educação e Psicologia a partir de sua definição: uma etapa do desenvolvimento humano a ser superada pela maturidade e como condição para o crescimento, que exige a presença de uma geração mais experiente que insira a geração menos experiente no mundo da cultura. A criança deve ser conduzida da minoridade à maioridade. O emancipado é o adulto, o maduro. A criança não tem razão, nem conhecimento, não tem voz e nem linguagem, não tem logos, não é dona de si mesma, é incapaz e suas capacidades estão em potência. À infância destina-se o nada, o ausente, o que falta, mas também o que é repleto de possibilidades de experiências.
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Publicado
2018-05-22
Como Citar
Marcondes, O. M., Andery, R. de C. de C., & Baraldi, S. A. (2018). Educação pensada a partir da infância como categoria filosófica. Revista Do NESEF, 6(1). https://doi.org/10.5380/nesef.v6i1.59520
Edição
Seção
Artigos