Educação pensada a partir da infância como categoria filosófica

Autores

  • Ofélia Maria Marcondes Instituto Federal de Educação de São Paulo - IFSP - Campus Itapetininga.
  • Rita de Cássia de Campos Andery Univás - Universidade do Vale do Sapucaí. Pesquisadora do GRUPEFE/ UNINOVE.
  • Sandro Adrian Baraldi FEUSP - Faculdade de Educação da USP. Pesquisador do GRUPEFE/ UNINOVE.

DOI:

https://doi.org/10.5380/nesef.v6i1.59520

Palavras-chave:

Educação, Infância, Filosofia.

Resumo

A infância, tema recorrente nos cursos de formação de educadores, aparece em
disciplinas como História da Educação e Psicologia a partir de sua definição: uma etapa do desenvolvimento humano a ser superada pela maturidade e como condição para o crescimento, que exige a presença de uma geração mais experiente que insira a geração menos experiente no mundo da cultura. A criança deve ser conduzida da minoridade à maioridade. O emancipado é o adulto, o maduro. A criança não tem razão, nem conhecimento, não tem voz e nem linguagem, não tem logos, não é dona de si mesma, é incapaz e suas capacidades estão em potência. À infância destina-se o nada, o ausente, o que falta, mas também o que é repleto de possibilidades de experiências.

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Publicado

2018-05-22

Como Citar

Marcondes, O. M., Andery, R. de C. de C., & Baraldi, S. A. (2018). Educação pensada a partir da infância como categoria filosófica. Revista Do NESEF, 6(1). https://doi.org/10.5380/nesef.v6i1.59520