Edificando-educando.
DOI:
https://doi.org/10.5380/nesef.v6i1.59518Palavras-chave:
Arquitetura escolar, Novos layouts, Educação Filosófica.Resumo
Este artigo desenvolve-se a partir de uma pesquisa onde se aproximam as
perspectivas da arquitetura e o pensar filosófico, debruçadas para compreender os
laboratórios de informática como um dos espaços escolares propícios para a educação
filosófica. Observa-se a crescente instalação, disponibilidade e utilização de laboratórios
de informática como parte do programa da edificação de uso educacional. A revisão
bibliográfica, adotada como metodologia, aponta a arquitetura como ferramenta
organizacional dos ambientes escolares partindo de condicionantes como
dimensionamento e padrões de habitabilidade do espaço físico. Como uma ciência
social aplicada, a arquitetura relaciona pessoas, atividades e ambientes, relação que vai
além dos aspectos perceptivos e que influencia diretamente na qualidade do
desempenho de funções e das vivências. O acompanhamento constante das inovações
tecnológicas permite colaborar, cada vez mais, com a educação filosófica,
potencializando a formação do ser humano como cidadão.