A hermenêutica de profundidade e a análise dos discursos presentes nas atuais políticas educacionais

Autores

  • Iziquel Antonio Radvanskei Doutorando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. É professor de Ética e Sustentabilidade, Ética e Responsabilidade Social e Homem e Sociedade na ESIC Business & Marketing School e também professor da PUCPR no Eixo Humanístico nas disciplinas de Filosofia e Ética. Membro do NESEF.
  • Sergio Luis do Nascimento Doutor em Educação pela UFPR na linha de Políticas Educacionais. Atualmente é professor - Secretaria Estadual de Educação do Paraná e professor de Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.5380/nesef.v6i6.54800

Palavras-chave:

Hermenêutica de profundidade. Políticas Educacionais. Performatividade.

Resumo

Este artigo apresenta a hermenêutica de profundidade (HP) de Thompson (2005) como ferramenta estratégica para as discussões das políticas educativas nacionais e internacionais. A partir das categorias dissimulação, unificação e legitimação pretende-se aprofundar os atuais debates sobre as políticas educacionais que enfocam a performatividade dos envolvidos no ato de educar a partir de avaliações “standarts” e homogeneizadas, sem enxergar a diversidade de problemas que envolvem os educadores, os educandos e as escolas, principalmente em um país continental como o Brasil. Para esse debate, buscam-se aportes em Thompson (2005), Bárcena e Mélish (2000), Sacristán (2011), Gareschi (2000), entre outros.

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Publicado

2017-08-29

Como Citar

Radvanskei, I. A., & do Nascimento, S. L. (2017). A hermenêutica de profundidade e a análise dos discursos presentes nas atuais políticas educacionais. Revista Do NESEF, 6(6). https://doi.org/10.5380/nesef.v6i6.54800