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A hermenêutica de profundidade e a análise dos discursos presentes nas atuais políticas educacionais

Iziquel Antonio Radvanskei, Sergio Luis do Nascimento

Resumo


Este artigo apresenta a hermenêutica de profundidade (HP) de Thompson (2005) como ferramenta estratégica para as discussões das políticas educativas nacionais e internacionais. A partir das categorias dissimulação, unificação e legitimação pretende-se aprofundar os atuais debates sobre as políticas educacionais que enfocam a performatividade dos envolvidos no ato de educar a partir de avaliações “standarts” e homogeneizadas, sem enxergar a diversidade de problemas que envolvem os educadores, os educandos e as escolas, principalmente em um país continental como o Brasil. Para esse debate, buscam-se aportes em Thompson (2005), Bárcena e Mélish (2000), Sacristán (2011), Gareschi (2000), entre outros.


Palavras-chave


Hermenêutica de profundidade. Políticas Educacionais. Performatividade.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/nesef.v6i6.54800