A hermenêutica de profundidade e a análise dos discursos presentes nas atuais políticas educacionais
DOI:
https://doi.org/10.5380/nesef.v6i6.54800Palavras-chave:
Hermenêutica de profundidade. Políticas Educacionais. Performatividade.Resumo
Este artigo apresenta a hermenêutica de profundidade (HP) de Thompson (2005) como ferramenta estratégica para as discussões das políticas educativas nacionais e internacionais. A partir das categorias dissimulação, unificação e legitimação pretende-se aprofundar os atuais debates sobre as políticas educacionais que enfocam a performatividade dos envolvidos no ato de educar a partir de avaliações “standarts” e homogeneizadas, sem enxergar a diversidade de problemas que envolvem os educadores, os educandos e as escolas, principalmente em um país continental como o Brasil. Para esse debate, buscam-se aportes em Thompson (2005), Bárcena e Mélish (2000), Sacristán (2011), Gareschi (2000), entre outros.
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Publicado
2017-08-29
Como Citar
Radvanskei, I. A., & do Nascimento, S. L. (2017). A hermenêutica de profundidade e a análise dos discursos presentes nas atuais políticas educacionais. Revista Do NESEF, 6(6). https://doi.org/10.5380/nesef.v6i6.54800
Edição
Seção
Artigos
